Uma das mais importantes cidades polonesas, a Cracóvia se destaca pela arquitetura que vai do gótico ao renascentista, o bairro judeu de Kazimieriz, o régio Castelo Wawel e a excelente vida noturna – o bairro Old Town tem mais bares por metro quadrado do que em qualquer outro lugar do mundo.
Seus monumentos mantêm com elegância o charme original do Velho Mundo, a exemplo do Collegium Maius, da Praça do Mercado e da Basílica Mariana. Além disso, o lugar conta com outras 140 igrejas.
O papa João Paulo II, arcebispo da cidade, é figura onipresente por lá, com imagens em diversos cantos da cidade.
E no destino, história é o que não falta. Que tal uma visita na antiga fábrica de esmaltados de Oskar Schindler, que foi retratada no filme “A Lista de Schindler”? O lugar funciona como uma nova filial do Museu Histórico da Cidade de Cracóvia.
Quem visita a região tem ainda duas paradas obrigatórias: seguir para a cidade de Auschwitz, onde se encontra os restos de um dos principais campos de concentração do período nazista; e a Mina de Sal de Wieliczka, um dos primeiros locais declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Como chegar
O Aeroporto Internacional João Paulo possui voos para Paris, Roma, Madri e Londres, entre outros. Além disso, o destino é conectado com várias cidades polonesas e com algumas metrópoles europeias através da boa malha ferroviária da PKP.
Onde ficar
Hotel Wyspianski – hotel-wyspianski.pl
Radisson Blu Hotel Krakow – radissonblu.com
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ Meinzahn