Conhecer parques nacionais é uma ótima maneira de se conectar com a natureza. Como esses espaços são áreas de preservação ambiental, oferecem uma oportunidade perfeita para aprender mais sobre um país ou região e sua biodiversidade.
Na Suíça, a natureza é um patrimônio altamente valioso. Além das paisagens naturais únicas, os parques destacam-se com sua cultura viva e pessoas que protegem esse importante tesouro. Eles estão recheados de atrações para turistas amantes da natureza e da boa gastronomia.
O Parque Jura Vaudois é um local único, onde a interessante geologia e as extraordinárias condições climáticas moldam o caráter da paisagem em Lac de Joux, o maior lago do Maciço de Jura. O parque apresenta ao turista planícies místicas, rochas calcárias e clareiras, assim como pastagens cercadas por muros de pedra que o tornam especialmente atraentes para os caminhantes e ciclistas. A rede bem demarcada de trilhas tem 523 km de comprimento. Queijarias alpinas e “Buvettes d’Alpage” oferecem bebidas e especialidades locais e convidam o turista a uma imersão na cultura dos Alpes.
Lavaux é uma região do cantão de Vaud que consiste em 830 hectares de terraços vinícolas. É um grande esplendor da natureza, que, segundo historiadores, é utilizada para a produção de vinho desde o período romano. Patrimônio Mundial da UNESCO, o lugar já é um nome que está na ponta da língua dos fãs de um bom vinho. A vista para os vinhedos de Lavaux, localizados acima do Lago Genebra, fornece o cenário perfeito para amantes do vinho.
O trem azul e amarelo “Train des Vignes” é um ótimo modo de chegar até lá: em apenas 12 minutos, ele sai de Vevey e chega até as vinhas verdejantes de Puidoux-Chexbres, onde é possível provar as especialidades locais, uma vez que a degustação de vinhos está disponível em quase todas as adegas.
Já o Parque Nacional Suíço é o mais antigo dos Alpes, fundado em 1914. As maravilhas em seu interior podem ser desfrutadas numa área de mais de 170 km², com trilhas para caminhadas e roteiros de passeio para pessoas de todas as idades. Íbex, camurças, marmotas, lebres do norte, lagartos e pássaros diversos podem ser vistos na natureza, num fantástico passeio de observação de animais selvagens.
O centro para visitantes em Zernez abriga exposições permanentes sobre o Parque Nacional, a história da evolução natural e uma plataforma para organizações de conservação da natureza. Excursões para crianças e famílias exploram o parque a fundo e incentivam a exploração lúdica e a descoberta do meio ambiente, até mesmo para crianças menores.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação / Switzerland Tourism