A pequena e bucólica cidade de Munhoz está localizada no extremo sul do estado de Minas Gerais, a 148 km da cidade de São Paulo, e é abraçada estrategicamente pela Serra da Mantiqueira. Por isso, tem um clima ameno, considerado um dos melhores da região.
Os recursos naturais são imensos, com muitas cachoeiras, cavernas, serras e matas preservadas. No início da constituição do município, existia no local um rancho para pernoite dos que vinham das regiões do sul de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro.
Desse rancho foram surgindo edificações de barrote e taipa e foi fincada uma imponente cruz coberta de sapé, quando então se iniciou um movimento a fim de construir uma capela. Na época, José Francisco Munhoz, proprietário de vasta área de terra, doou uma pequena parte de sua propriedade para que fosse constituído o patrimônio da igrejinha.
Munhoz possui um grande potencial turístico, trilhas, cachoeiras, montanhas e muitas paisagens de tirar o fôlego. A região é muito procurada para prática de esportes radicais como: rafting, boia cross, off road, trekking, rapel e cavalgada.
É uma opção ainda pouco explorada pelos turistas e uma alternativa mais ecológica e tranquila do que Socorro e Camanducaia, cidades que fazem limite com seu território. Estima-se que a cidade tenha mais de 15 cachoeiras, mas apenas quatro delas tem exploração turística, como a Cachoeira do Espraiado e a Cachoeira dos Nazários.
Munhoz quer atrair novos investidores e maior público
A cidade, que fica entre duas grandes potências turísticas mais consolidadas (Monte Verde – Camanducaia/MG e Socorro/SP), pretende alçar rapidamente vida própria. Segundo a diretora municipal de turismo do município, Elisabeth Fontanella, a cidade quer atrair um maior número de investidores e ampliar a procura por visitantes. A vantagem em relação aos concorrentes é que Monte Verde é um destino mais de casais em Lua de Mel e Socorro mais voltado a famílias e terceira idade. Munhoz quer consolidar-se como um destino para aventureiros e pessoas que desejam contemplar belezas cênicas, descansar e relaxar tendo a natureza quase intocada como seu principal patrimônio.
Onde ficar
Pousada Santa Mônica (foto acima)
Pousada Chalés da Lua (foto abaixo)
Pousada Campos Místicos
Onde comer
Empório Mineiro
Box 88
Pesqueiro Santa Luzia
Onde comprar
Queijaria Artesanal Delícias de Minas
Mais informações em: munhoz.mg.gov.br e munhozturismo.webnode.com
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por: Prefeitura Municipal de Munhoz