Ícone do site Qual Viagem

Descubra alguns dos museus mais curiosos da Holanda

Que a Holanda tem uma das maiores concentrações de museus do mundo não é novidade. Mas entre as exibições da arte dos mestres holandeses, museus sobre a história de cada cidade e modernas exposições de design – esculturas, moda, fotografia, arquitetura – há atrações muito curiosas que interagem de forma criativa com seus visitantes, confira:

Exibição de obra única no Panorama Mesdag

Foto por Divulgação

O Panorama Mesdag é um museu de uma obra só, mas não é qualquer obra. Pintada por Hendrik Mesdag, consiste em uma tela circular de 14 metros de altura e 40 metros de diâmetro, que retrata o balneário de Scheveningen, o mais famoso da Holanda, no século 19.  A estrutura foi projetada para que os visitantes sintam como se estivessem no alto de uma torre observando a praia.

Kroller Muller: para contemplar arte e natureza

Foto por Divulgação

Este museu está localizado no maior parque nacional da Holanda, o Hoge Veluwe, com 5.500 hectares. E é lá que está a maior coleção particular de Van Gogh do mundo, e seu belo jardim de esculturas, um dos maiores da Europa, é motivo suficiente para que o Kroller Muller seja considerado um dos mais importantes do país. Não é difícil combinar uma manhã para admirar obras de arte com uma caminhada pelas árvores do local à tarde.

Van Kleef conta a história do jenever, o gin holandês

No coração do centro histórico de Haia, está o museu Van Kleef. Fundado em 1842 como destilaria, continua funcionando e é o melhor lugar para saber mais sobre o jenever, o gin holandês. Há uma ampla e atraente variedade de licores locais em exibição, cada um baseado em uma receita tradicional. No museu, os visitantes podem ver o equipamento de destilação, os autênticos “drankorgels” (prateleiras onde os licores e destilados são mantidos), e alambiques de cobre. Muitos dos produtos podem ser degustados. Além de museu, o espaço é também loja com espaço para festas e reuniões.

Museu musical: Speelklok

Foto por Divulgação

No centro de Utrecht, o Speelklok é, sem dúvida, o museu mais musical do mundo e um dos mais divertidos da Holanda. A coleção contém relógios de carrilhão, caixas de música, pianolas, rouxinol cantores, orquestrinos (incluindo o famoso violino) e antigos órgãos de rua datados do século XVI em diante. Visitas guiadas são realizadas a cada hora, mostrando todos os aspectos de seu acervo.

Obras do passado e do presente em um museu a céu aberto

Foto por Divulgação

O museu Zuiderzee, em Enkhuizen, é dedicado ao passado e ao presente do Lago IJsselmeer, o antigo Zuiderzee (Mar do Sul). O museu tem história viva, exibições temporárias e novas aquisições relacionadas ao futuro. Não se surpreenda ao ver objetos seculares lado a lado com obras dos designers holandeses Viktor & Rolf.

Arquitetura divertida no Museu Groninger

Foto por Divulgação

Em Groningen, no norte da Holanda, o Museu Groninger conta com uma impressionante coleção de porcelana chinesa e japonesa, além de obras de moda, fotografia e design. Porém, o grande atrativo do museu é sua arquitetura. Projetado pelo arquiteto italiano Alessandro Mendini, os quatro pavilhões são agrupados em torno de uma torre amarela e misturam formas, cores e materiais que garantem um visual divertido.

Voor de Kunst: o menor museu do mundo

Foto por Divulgação

À beira de um dos idílicos canais de Delft está o Voor de Kunst, o menor museu do mundo segundo os holandeses. Funciona em uma antiga cabine de telefone, onde, a cada mês, um artista diferente apresenta seus trabalhos. É administrada pela charmosa cafeteria e lojinha que fica em frente a cabine.

Mais informações em: holland.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile