Ostrava, a capital da região da Morávia do Norte, é um dos tesouros da República Tcheca ainda não descoberta pela maioria. A principal atração da cidade são os fascinantes monumentos técnicos de importância europeia assim como a famosa rua Stodolni ulice, símbolo de diversão e lugar que nunca dorme.
Além disso, o ponto chave da cidade é o local único, a zona baixa de Vítkovice, incluída na lista do patrimônio cultural europeu. Praga tem Hradčany, Brno tem Špilberk e Ostrava, Vítkovice!
A Zona Baixa de Vítkovice é um complexo industrial único da primeira metade do século XIX que mostra detalhadamente a tradição de produção de ferro nesta área. Graças a uma transformação gradual, originou-se ali um mundo único de tecnologia que torna mais fácil conhecer esta cidade do aço como se fosse um romance de Julio Verne.
Entre os principais atrativos da cidade está o Landek Park, maior museu de mineração do país. Famoso mundialmente, o lugar alia geologia, arqueologia e mineração.
E entre outros monumentos extraordinários do destino figura também a mina Michal, um dos Monumentos Nacionais da República Tcheca, que oferece vários passeios de visita nos quais podem passar pelo caminho autêntico de mineiros desde o vestiário até a própria galeria da mina.
Completam um passeio pela cidade a visita à Catedral do Divino Redentor, o Castelo Slezskoostravský e a torre da prefeitura Nová Radnice, que exibe uma bela paisagem da região, do alto de seus 73 metros.
Como chegar
A melhor maneira para chegar à Ostrava é a partir de Praga. Existem voos diretos entre as cidades. Mas também é bastante comum fazer esse trajeto de carro, em cerca de 4 horas.
Onde ficar
Park Inn by Radisson Ostrava Hotel
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/Navigatornl