O primor da arquitetura e arte barroca em Praga, na República Tcheca, atrai os visitantes de todo o mundo. Este estilo arquitetônico cheio de emoções, dramas e adornos deixou uma marca indelével na aparência da cidade que se reconhece em igrejas, palácios e casas. Descubra os melhores lugares para admirar essa arte em Praga:
Novo Mundo e Hradčany
Vale a pena começar o caminho do barroco de Praga onde um turista normalmente não iria: o discreto e pitoresco bairro Nový svět (Novo Mundo), que fica muito perto do Castelo de Praga. Muitos dos seus habitantes consideram este o bairro mais bonito de Praga, mas ali quase não se vê turistas. Fica escondido num labirinto de ruas estreitas e casinhas medievais e sua joia barroca é a casa “U Zlatého hroznu”, que lembra um pequeno palácio.
A partir de Nový svět só há um pequeno caminho até a Praça do Loreto (Loretánské náměstí), onde há importantes construções barrocas. A maior é o Palácio de Černín (Černínský Palác), e a mais antiga é o Loreto, uma construção religiosa formada por claustros, a Igreja do Nascimento da Virgem Maria e a torre com seu famoso carrilhão construído em 1626.
Muito perto da Praça do Loreto fica a Praça Hradčany, onde se encontra a coluna barroca da peste, o Palácio Toscano e, principalmente, o Palácio do Acerbispado, domicílio dos arcebispos de Praga e uma das mais importantes construções barrocas da cidade.
Bairro Pequeno (Malá Strana)
Do Castelo de Praga indo diretamente para baixo chega-se ao bairro de Malá Strana, onde seguramente se encontra a maior concentração de construções barrocas de Praga. Seu símbolo, e provavelmente o símbolo barroco de toda a cidade, é a Igreja de São Nicolau (Kostel Sv. Mikuláše).
A parte mais impressionante de toda a obra é o campanário, de onde se tem vistas espetaculares do núcleo histórico da cidade. No interior da igreja, tudo que se pode esperar do barroco: um espetacular jogo de luzes e sombras, afrescos, rica decoração escultórica e cúpula com quase 80 metros de altura com candelabro.
Jardins e o Menino Jesus
O barroco em Praga não se limita às construções. Ele também está presente na estrutura dos jardins. A prova disso é um dos mais bonitos jardins barrocos da Europa: o Jardim de Vrtbov (Vrtbovská zahrada). É um oásis de paz no meio do burburinho da cidade, onde é possível admirar as emotivas esculturas de Matyáš Bernard Braun. Perto dali fica a igreja que abriga o Menino Jesus de Praga.
Outro lugar é o maior palácio barroco de Praga, o de Valdštejn, um magnífico edifício que, no seu tempo, superou até o Castelo de Praga em suntuosidade e decoração luxuosa e que hoje em dia é a mansão do Senado da República Tcheca. O palácio está aberto ao público nos fins de semana com entrada grátis. Os jardins podem ser visitados, também gratuitamente, todos os dias, e na impressionante sala do térreo, durante a temporada de verão, há concertos e outros eventos culturais.
Cidade Velha
Cruzando a Ponte Carlos (Karlův Most), decorada com trinta estátuas barrocas, atravessando o Rio Moldava (Vltava), chega-se às ruelas da Cidade Velha (Staré Město). Imediatamente depois da ponte fica o grande complexo barroco Klementinum, que antigamente era um Colégio Maior Jesuíta e hoje é a Biblioteca Nacional da República Tcheca (Národní knihovna). A biblioteca é considerada uma das mais bonitas do mundo, com as estantes decoradas cheias de livros antigos, globos valiosos e afrescos. Ainda é possível visitar a Torre Astronômica, com vista para o centro histórico de Praga.
Mais informações em: czechtourism.com/pt/home
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Terroa