Ícone do site Qual Viagem

Descubra 10 lugares para conhecer em Salinópolis, no Pará

Encravada no litoral do Pará, a 220 km de Belém, Salinópolis, carinhosamente chamada de Salinas, é um destino imperdível para quem busca a combinação entre belezas naturais, cultura vibrante e história marcante. Porta de entrada para a Amazônia Atlântica, a cidade encanta com suas praias de areias brancas e águas mornas, emolduradas por manguezais, dunas e ilhas paradisíacas.

Com um passado que remonta ao século XVII, quando servia como ponto estratégico de defesa da costa, Salinópolis preserva vestígios históricos em suas construções e costumes.

Conheça 10 lugares que você não pode deixar de visitar:

Praia do Atalaia

Foto por Divulgação

Considerada a praia mais badalada de Salinópolis, tem uma extensa faixa de areia branca e fina, banhada por águas mornas e cristalinas. A praia é ideal para a prática de esportes aquáticos como surf e windsurf, devido aos ventos constantes. Mas também conta com uma boa infraestrutura com bares, restaurantes e quiosques que servem petiscos e bebidas.

Aqualand Park

O maior complexo aquático do Norte do Brasil, com 70 mil m², tem capacidade para receber até cinco mil visitantes por dia. O Aqualand (aqualandresort.com.br) oferece uma ampla variedade de atrações para todas as idades, desde toboáguas radicais que desafiam a gravidade até áreas infantis com playground aquático e piscinas rasas.

Um dos destaques é a Enseada de Netuno, uma das maiores piscinas de ondas da América Latina, que simula a experiência de estar em uma praia paradisíaca. Além disso, o parque conta também com rio lento, diversas opções gastronômicas, lojas de souvenir e áreas de descanso; e também o Aqualand Resort, uma experiência de hospedagem cinco estrelas.

Praia do Farol Velho

Foto por Bruna Brandão – MTUR

Localizada próxima à Praia do Atalaia, com acesso por uma trilha ecológica que proporciona belas vistas da região. A Praia do Farol Velho é conhecida por ter um ambiente mais tranquilo e familiar, com águas calmas e rasas, ideal para crianças. Possui ruínas de um antigo farol que adicionam um charme histórico ao local e oferecem um ponto de observação privilegiado do mar e da costa.

Praia do Maçarico

Uma das praias mais frequentadas de Salinópolis, com um extenso calçadão e orla repleta de bares, restaurantes e quiosques que oferecem música ao vivo e uma animada vida noturna. A praia conta ainda com diversas opções de hospedagem, desde pousadas simples até hotéis de luxo.

Praia da Corvina

Foto por Bruna Brandão – MTUR

Conhecida por suas areias brancas e finas, e mar com ondas moderadas, a praia é ideal para quem gosta de nadar e praticar esportes como bodyboard. A faixa de areia é preservada e possui uma atmosfera relaxante, com pouca infraestrutura, o que garante um contato mais próximo com a natureza. É um ponto bastante indicado para apreciar o pôr do sol.

Lago da Coca-Cola

Foto por Bruna Brandão – MTUR

Um dos cartões postais mais procurados de Salinópolis, o Lago da Coca-Cola, também conhecido como Lago Iguna, é um oásis de água doce em meio às dunas de areia branca da Praia do Atalaia. Suas águas escuras, que lhe renderam o apelido curioso, são calmas e convidativas para um mergulho refrescante. O lago faz parte do Monumento Natural do Atalaia, uma Unidade de Proteção Integral que garante a preservação deste paraíso ecológico.

Fonte do Caranã

A Fonte do Caranã é um refúgio de tranquilidade em meio à natureza, com uma área verde que abriga diversas espécies de árvores e plantas nativas. Ali é possível fazer uma caminhada em contato com o verde, onde se pode apreciar a beleza da flora local e, com sorte, observar aves e pequenos animais.

O local também é conhecido pela fonte de água mineral, fresca e gratuita, apreciada por moradores e turistas. Além da beleza natural, a Fonte do Caranã abriga a Casa da Cultura Fonte do Caranã, inaugurada em 2021, um espaço dedicado à arte e à cultura local.

Dunas de Salinópolis

Oferecem paisagens deslumbrantes e a oportunidade de contemplar a beleza da região de um ângulo diferente, com vistas panorâmicas do mar, lagoas e vegetação nativa. Os passeios proporcionam momentos de adrenalina e contato com a natureza.

Orla Beira-Mar

Assim como a orla do Maçarico, o calçadão Beira-Mar conta com uma excelente infraestrutura de bares, restaurantes e quiosques, que oferecem música ao vivo, eventos culturais e uma animada vida noturna. É um ponto interessante para curtir a vista do mar e saborear a culinária local, que inclui pratos à base de peixes e frutos do mar frescos.

Ilhas de Salinópolis

Vale a pena explorar também a beleza intocada das ilhas que cercam Salinópolis, verdadeiros paraísos ecológicos com paisagens exuberantes, fauna e flora ricas e uma atmosfera de tranquilidade. As ilhas mais próximas abrigam praias paradisíacas, como a Praia Marieta, na Ilha do Marco, com suas águas cristalinas e areias brancas, e a Praia de Maria Baixinha, na Ilha de Itaranajá, ideal para quem busca relaxar em meio à natureza.

Para os aventureiros, a Ilha do Pilão oferece praias praticamente desertas e a oportunidade de se conectar com a natureza em sua forma mais pura. As ilhas também servem de berçário para o guará, ave de plumagem vermelha vibrante que encanta os visitantes com sua beleza singular.

Texto por: Agência com edição

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile