Denver é a principal porta de entrada para as estações de esqui das Rocky Mountains (Montanhas Rochosas), co-mo Aspen, Telluride e Vail, que recebem milhares de turistas anualmente na temporada de inverno. Mas a capital do Estado do Colorado tem o seu charme. O clima de montanha e o visual dos quase 200 picos nevados contribuem bastante. Os 300 dias ensolarados por ano também. Esses já seriam motivos suficientes para conhecer a Mile High City, como é conhecida por estar a 1.609 metros acima do nível do mar (exatamente uma milha de altura), mas ela tem mais, muito mais a oferecer.
O roteiro pela cidade começa invariavelmente pela Union Station, a estação de trens no centro e local de chegada dos turistas vindos do Aeroporto Internacional de Denver. O belo e antigo terminal construído em 1881 é um dos mais agitados points de moradores e visitantes. Após uma completa revitalização concluída em 2014, ganhou um hotel – o The Crawford -, lojas, bares e restaurantes badalados.
O Terminal Bar e o seu Great Hall, um lounge bem no coração da estação, é um dos lugares mais procurados. Em sua histórica bilheteria é possível pedir um dos 30 tipos de cerveja do bar. Outro lugar é o The Cooper Lounge, um pequeno espaço decorado com mesas de vidro e globos dourados que mantém o glamour dos anos 1930.
No centro, a principal rua é a 16th Street Mall. Ao longo dos seus 2 quilômetros de extensão estão cafés, restaurantes e lojas. É um grande calçadão com faixas exclusivas de ônibus nas laterais. Dois veículos fazem o trajeto de ponta a ponta – um em cada sentido – a cada 10 minutos. E é de graça.
Em alguns poucos minutos de caminhada chega-se ao histórico Larimer Square, o quarteirão mais antigo da cidade. Lá estão os primeiros saloons e lojas da Mile High City. Os velhos prédios vitorianos foram transformados em lojas, bares e restaurantes de primeira linha comandados por chefs locais.
Para comprar botas e chapéus no melhor estilo do Velho Oeste, o lugar é a famosa e histórica loja Rockmount Ranch Wear (1626 Wazee Street). Estrelas de Hollywood e lendas da música como Robert Redford, Elvis Presley, Paul McCartney, Bob Dylan, Eric Clapton e Bruce Springsteen usaram roupas da grife.
Denver tem dezenas de bairros, porém alguns deles recebem as atenções dos moradores e turistas. Entre eles, o mais antigo, o LoDo Historic District, que tem alguns dos principais restaurantes, galerias, lojas e boutiques do destino.
Outro é o River North Art District (RiNo), ponto de encontro de artistas, designers e de quem gosta de comer bem. O distrito mantém suas características industriais, mas com coloridos murais de arte de rua. Lá estão charmosas galerias de arte, muitos cafés, cervejarias e restaurantes inovadores.
Vale à pena conhecer também o Highlands com suas lojas de vinho, butiques, livrarias, restaurantes e bares populares; o Art District on Santa Fe, que concentra mais de uma centena de galerias, estúdios de artistas e empresas criativas; e o Cherry Creek North, que tem ruas charmosas e arborizadas repletas de galerias, butiques, restaurantes e cafeterias a apenas 15 minutos do centro.
Museus incríveis e atividades ao ar livre
O circuito cultural de Denver é vasto e fascinante. Os principais museus estão no Golden Triangle no centro da cidade, que também abriga galerias, estúdios de grandes artistas e lojas especializadas. Lá estão o Museu de Arte (Denver Art Museum), o Clyfford Still e o Kirkland of Fine & Decorative Art.
Não deixe de conhecer o Museu de Arte com suas coleções de arte do Oeste e de índios norte-americanos, além de obras de mestres europeus e exposições itinerantes. Explore a ousada arte contemporânea dentro e fora do novo edifício de linhas arrojadas Frederic C. Hamilton, criado pelo famoso arquiteto Daniel Libeskind.
Outra visita que vale a pena é o Museu de Arte Contemporânea (Museum of Contemporary Art Denver) com sua arte, programas e exposições contemporâneas inovadoras. Fundado em 1996, durante sete anos ocupou um mercado de peixe renovado na Sakura Square.
Para conhecer a história do Colorado, o lugar é o History Colorado Center, que apresenta exposições e programas que contam o passado do Estado das majestosas Montanhas Rochosas.
E por falar nas Rocky Mountains, reserve um dia para conhecê-las. Oportunidade para relaxantes caminhadas ou para praticar rafting, ciclismo ou esqui. Explore as históricas cidades mineiras a bordo de um trem Maria Fumaça. Uma viagem de uma hora e meia leva ao Rocky Mountain National Park, verdadeiro santuário da vida selvagem com paisagens incríveis.
Mas a atração imperdível fora da cidade é o Red Rocks Park & Amphitheatre, local onde músicos famosos se apresentam rodeados pelas imponentes formações rochosas. Foi lá que em 1964, os Beatles se apresentaram pela primeira vez nos EUA.
Durante o dia, Red Rocks, que está a apenas 30 minutos do centro de Denver, é um parque urbano gratuito com trilhas de caminhada de fácil percurso. A história do lugar pode ser apreciada no Performers Hall of Fame.
De maio a setembro, acontecem uma série de shows com importantes artistas do jazz, rock, pop, bluegrass entre outros. Assistir a um show sob a luz das estrelas é uma experiência inesquecível.
A saborosa Trilha da Cerveja
Denver tem as cervejarias mais antigas e maiores do Colorado. Se produz mais cerveja na sua região metropolitana do que em qualquer outro centro urbano dos EUA. São mais de 100 cervejarias produzindo uma infinidade de marcas dos mais variados tipos de cervejas artesanais. A cultura cervejeira local cresceu tanto que virou um concorrido produto turístico. Vinte e sete delas integram a imperdível Trilha da Cerveja de Denver (Denver Beer Trail).
Um livreto gratuito oferece um mapa e um guia para as cervejarias. A publicação do tamanho de um passaporte tem informações sobre o que torna cada uma delas uma experiência única, bem como quais são as cervejas sugeridas. O guia pode ser encontrado no Centro de Informações Turísticas (1575 California St).
A maioria das cervejarias da Trilha estão em uma área do centro que pode ser percorrida a pé. No giro você encontrará stouts, pilsners, lagers, portters e IPAs de todos os sabores que puder imaginar.
A Tivoli é a cervejaria mais antiga e histórica do Colorado. Foi originalmente inaugurada em 1859 e forneceu cerveja aos pioneiros da corrida do ouro. Atualmente ela oferece impressionantes 150 opções de cerveja, sendo que algumas como a lager Tivoli Helles, são mais antigas que o próprio Estado – criado em 1876.
E uma dica aos apreciadores de cerveja. Anualmente, em setembro, o Great American Beer Festival reúne na cidade mais de 3 mil rótulos de cerveja de 600 cervejarias norte-americanas. Imperdível!
Como chegar
As companhias aéreas norte-americanas American Airlines, Delta e United voam para Denver com conexão em diferentes destinos dos EUA. Qual Viagem utilizou o serviço oferecido pela Copa Airlines com uma rápida conexão na Cidade do Panamá.
Onde ficar
O centro da cidade dispõe de dezenas de hotéis de todas as categorias e preços. Qual Viagem utilizou e recomenda o Hilton Denver City Center, que está localizado próximo a Union Station, ao Centro de Convenções de Denver e da 16th Street Mall.
Texto por: Roberto Maia. O jornalista viajou a Denver a convite do IPW – U.S. Travel Association e contou com o apoio da Copa Airlines, Hilton Denver City Center e do seguro-viagem Global Travel Assistance – GTA.
Foto destaque por IStock/ Jeremy Janus