Localizada no noroeste da Inglaterra, Manchester é conhecida mundialmente por ser o lar de dois dos mais tradicionais clubes do futebol inglês. Mas a cidade vai muito além da rivalidade entre City e United. Manchester tem uma rica herança industrial e avançou para os tempos modernos antes de qualquer outro lugar. Hoje, como uma das maiores cidades do Reino Unido, é cheia de personalidade e repleta de atrações culturais, restaurantes, bares e lojas.
Para conhecer a vibrante e cosmopolita Manchester atual, embarque em sua mistura eclética de passeios e experiências, em uma viagem que vai te mostrar um lado diferente dessa cidade.
Bairros descolados
O Northern Quarter é o bairro hipster e boêmio de Manchester, junto ao centro da cidade. Cheio de empreendedores criativos, é o endereço de uma infinidade de boutiques, restaurantes, cafés, bares e murais grafitados. Destaque para o Afflecks Palace, uma galeria de quatro andares que reúne todo o tipo de lojas independentes, de roupas vintage e bijuterias a LPs e colecionáveis – só pela ambientação descolada já vale a visita.
Outro empreendimento que apoia a produção de designers e artistas locais é o Manchester Craft & Design Centre, instalado em um prédio de arquitetura vitoriana. No Northern Quarter é fácil de encontrar várias lojas interessantes, que oferecem de um bom café a itens que você não vai encontrar em nenhum outro lugar.
Não muito longe dali está Canal Street. Também conhecido como Gay Village, essa área prova que Manchester é um dos melhores destinos gay-friendly do mundo. Ao longo da Canal Street, uma rua só para pedestres junto ao canal Rochdale, e outras vias adjacentes, há uma série de bares, baladas e restaurantes muito procurados por membros e apoiadores da comunidade LGBTQIA+. Todos os anos, multidões lotam a Canal Street durante o Manchester Pride Festival.
Tours diferenciados
Estes não são os típicos tours de um destino turístico – idealizados por Hayley Flynn, uma guia independente, os tours Skyliner dão visibilidade a um lado alternativo de Manchester. Hayley define seus roteiros a pé como “anti-tours”, pois trazem uma perspectiva inesperada a vários cantos da cidade, com histórias pouco contadas. Os tours pelo Northern Quarter são perfeitos para os fãs da arte urbana e para mentes curiosas que querem aprender sobre a história recente da área e ver a cidade com olhos críticos.
Para quem quer conhecer Manchester em um dos tours mais divertidos da cidade, vale participar do The Manchester Pub Walkabout (disponível para reservas na plataforma Eventbrite). O roteiro passa pelos pubs mais clássicos da cidade, em uma viagem por séculos de história e bebidas. Afinal de contas, os pubs são uma verdadeira instituição britânica. Ao final do passeio, o grupo participa de um quiz baseado nos comentários feitos pelo guia.
Já os Scranchester Tours apresentam a cidade através de outro tema: a comida. O nome vem do termo “scran”, muito usado nesta região da Inglaterra para se referir à comida em geral. O passeio conta com vários pontos de parada, combinando os melhores lugares para comer em Manchester com a história e as curiosidades da própria cidade, em uma aventura gastronômica e cultural.
Gastronomia e hospedagem
A poucos passos do Northern Quarter está um dos locais favoritos dos moradores de Manchester quando o assunto é gastronomia. O Mackie Mayor é uma praça de alimentação cosmopolita e um destino certo para qualquer refeição do dia. Está instalado no antigo Smithfield Market, em um belo prédio restaurado que data de 1858. O local reúne restaurantes de culinárias variadas, de pizza a comida chinesa, além de opções veganas e vegetarianas, bares e cafés.
Instalado em um antigo depósito de cargas abandonado, Escape to Freight Island é outro destino gastronômico imperdível em Manchester. Reinventado como um local moderno e animado, hoje guarda restaurantes de culinária internacional, bares de vinhos e coquetéis e cervejarias. Há ainda música ao vivo com bandas e DJs, entre outros espetáculos. É um espaço amplo e descontraído, com algumas áreas abertas.
Bem em frente ao Old Trafford, estádio do Manchester United, há um hotel perfeito para os aficionados por futebol. O Hotel Football é um empreendimento dos ex-jogadores do United Gary Neville e Ryan Giggs, junto com alguns de seus antigos companheiros de time. Da decoração dos quartos ao restaurante, o futebol é o tema predominante. No Cafe Football, o menu também é inspirado no esporte, com comidas típicas de um dia de jogo, como hambúrgueres, pizzas, snacks e cervejas.
Para completar sua experiência em Manchester em alto estilo, que tal se hospedar em um barco ancorado em um dos canais da cidade? Esse tipo de hospedagem pode parecer inusitado à primeira vista, mas é a cara de Manchester. Há várias opções para reservar via Airbnb ou outras plataformas, e os barcos são confortáveis e oferecem uma estrutura completa. Por exemplo, o Vätten Hüs, em Castlefield Locks, é uma casa de luxo flutuante e ricamente decorada. Tem 21 metros de comprimento, capacidade para até seis pessoas, dois quartos king-size, banheiro, cozinha, sala e um deck ao ar livre.
Mais informações em: visitbritain.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: Marketing Manchester