Ícone do site Qual Viagem

Curta o verão chileno na região do Vale do Rosário

A brisa fria que sopra do Pacífico é um dos fatores de sucesso da premiada Vinícola Matetic, localizada no centro do Chile, a cerca de 120 quilômetros da capital, Santiago. A proximidade com o oceano fez surgir na região do Vale do Rosário um terroir único, onde as uvas são cultivadas livre de aditivos químicos, em total compromisso com o equilíbrio do meio ambiente.

No verão chileno, hóspedes do La Casona, o hotel-boutique dentro da propriedade, são convidados a conhecer de perto a proposta de agricultura orgânica praticada pela Matetic. A pé, de bike, de carro ou a cavalo, as excursões apresentam diferentes níveis de dificuldade.

Foto via Divulgação

Viajantes com disposição para andar têm duas opções de trekking: a subida à colina Bahamondes (a cerca de 400 metros acima do nível do mar) consome até 2h30, tempo em que se percorre a flora nativa do Vale do Rosário; com duração que varia entre 90 e 140 minutos, uma outra alternativa de caminhada explora a vegetação local onde se destaca a palmeira-chilena.

Entender como se dá o manejo das uvas e exercitar o olfato, a audição e o paladar é o que motiva quem escolhe a trilha de sentidos, tour a pé com 60 minutos de duração, que se encerra no mirante com vista para as vinhas de Sauvignon Blanc.

É possível percorrer as fileiras dessa varietal de bicicleta de modo suave, em passeios de aproximadamente 90 minutos, ou pedalar de modo mais intenso por cerca de 2 horas, percorrendo trechos do vale ao lado do riacho do Rosário até chegar à área de cultivo dos exclusivos rótulos Matetic.

Foto via Divulgação

Já na companhia de um legítimo caubói chileno, aventure-se em uma excursão a cavalo por entre as vinhas. A jornada que consome em torno de 2h30 passa por paisagens compostas por vegetação nativa e pode ser premiada com a visão de animais selvagens da região.

Destinado a quem pratica apenas o exercício da contemplação, a excursão de van que explora o Vale do Rosário é acompanhada de paradas e explicações sobre a proposta de cultivo biodinâmico. O tour de 2 horas termina em uma visita ao mirante de Bahamondes.

O fim de todas essas jornadas pode ser celebrado com uma refeição no Equilibrio, acompanhada de uma taça do Late Harvest Corralillo, nobre rótulo da Matetic servido de forma exclusiva no restaurante da vinícola, escolhido como o melhor da sua categoria no Best of Wine Tourism Awards 2019.

Encontre o descanso necessário que um dia de passeios pede em um dos dez quartos do Hotel La Casona. Batizados com nomes de castas de uvas, eles oferecem vista para os vinhedos e para os jardins da propriedade. Cenário inspirador para recomeçar a jornada de explorações pela Matetic.

Mais Informações: www.adcomunicacao.com.br

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile