No fim do ano, o clima natalino invade a cidade de Nova York. Por todo o lado há decorações típicas de Natal, como luzinhas e pinheiros cheios de enfeites – assim como vemos nos filmes de Hollywood. Apesar do frio e de possíveis nevascas, vale muito a pena visitar Nova York nessa época do ano. A cidade se transforma e é impossível não ficar entusiasmado com toda essa atmosfera festiva.
Não tem nada mais icônico e tradicional do que a árvore de Natal do Rockefeller Center. É um enorme pinheiro de verdade, com mais de 20 metros de altura e iluminado por milhares de luzinhas coloridas. Todo ano, entre o final de novembro e o começo de dezembro, acontece uma cerimônia de iluminação, quando a árvore é inaugurada em transmissão ao vivo para todo o país. Mas uma multidão fica horas em pé para curtir de perto a festa, com muita música e dança.
Em frente à árvore, existe uma pista de patinação no gelo. Também é possível patinar em mais dois locais: no Bryant Park e no Central Park. A pista do Central Park (Wollman Rink) é enorme: possui mais de 3.000 m². Já no Bryant Park, é montado o Winter Village, com uma grande árvore de Natal, o único rinque de patinação no gelo de Nova York com entrada gratuita e o Holiday Shops – um mercado de Natal em estilo europeu, onde são vendidos produtos diversos e comida típica.
Existem outros mercados de Natal pela cidade, como o Holiday Market no Union Square, o bazar Artists & Fleas no Chelsea Market, o Holiday Fair na estação Grand Central e o Holiday Market no Columbus Circle. Já no Radio City Music Hall, um dos teatros mais famosos do mundo, acontece o show mais tradicional dessa época: o Christmas Spectacular, estrelando as dançarinas Rockettes. A apresentação acontece anualmente desde 1933.
As grandes lojas de departamento, como a Macy’s, a Bloomingdale’s e a Bergdorf Goodman, exibem algumas das melhores decorações de Natal, tanto dentro quanto fora. A Macy’s, por exemplo, dedicada um andar inteiro apenas a produtos natalinos. Vale conferir as vitrines dessas lojas, que ganham visuais lindos com temas de Natal – uma mais deslumbrante do que a outra, tanto que as pessoas param para tirar fotos. Para entrar no clima de festa e compras, nessa época, todas as lojas da cidade tocam músicas natalinas.
Pelas ruas, você verá pessoas vendendo pinheiros de Natal – não os de plástico, os verdadeiros – e voluntários tocando sinos e pedindo doações para ONGs e instituições de caridade, como o Exército da Salvação. Grandes prédios de escritórios, principalmente em Midtown, e as lojas da 5ª Avenida recebem incríveis decorações de Natal.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Andrew F Kazmierski