logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cunha recebe Festival da Cerâmica a partir de 04 de outubro | Qual Viagem Logo

Cunha recebe Festival da Cerâmica a partir de 04 de outubro

2 de outubro de 2024

Conhecida como a capital nacional da cerâmica de alta temperatura, a Estância Climática de Cunha, no Vale do Paraíba, São Paulo, sedia o Festival da Cerâmica de 04 de outubro até 09 de novembro. Em sua 16ª edição, o evento terá uma extensa programação para agradar desde o público ceramista em busca de workshops e palestras com renomados profissionais até o público geral, que poderá desfrutar de exposições, demonstrações de ceramistas ao vivo, a Feira da Cerâmica com produtos de várias regiões do Brasil e apresentações musicais gratuitas, entre outras atividades.

Foto por Divulgação

Segundo Giltaro Suenaga Jardineiro, representante do grupo de ceramistas que está à frente da realização do festival deste ano, a programação foi idealizada com o objetivo de transformar a cidade em uma grande festa da cerâmica. “Cunha abriga o maior polo cerâmico de alta temperatura da América Latina e o festival tem como propósito valorizar a produção de arte local em suas diversas gerações de artistas, linguagens e técnicas. Além disso, promove a interação e a troca de conhecimento entre profissionais de diversas regiões do país e do exterior e oferece ao público em geral a oportunidade de conhecer de perto essa arte milenar”, destaca.

Com o apoio do Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha (ICCC) e da Prefeitura Municipal de Cunha, estão programadas mais de 50 atividades, entre exposições, palestras, workshops, apresentações, competições e abertura de forno. A Feira da Cerâmica, que acontecerá de 11 a 14 de outubro, no Parque Lavapés, é o ponto alto do festival ao proporcionar ao público visitante muitas atrações, começando pela feira de ceramistas locais e de outras localidades do país que se reúnem para expor e comercializar seus trabalhos.

Foto por Divulgação

Também estão programadas várias performances com demonstrações ao vivo de ceramistas criando esculturas, modelagens e pinturas, inclusive atividades lúdicas para as crianças. E, para descontrair, as competições de torno prometem agitar o festival para saber qual ceramista vai conseguir fazer a peça mais alta e a de maior diâmetro. A abertura de forno, atividade sempre muito aguardada, será realizada no sábado, dia 12, na sede do ICCC, com a participação de ceramistas de Cunha e de outras regiões que vão fazer uma apresentação da técnica de queima em forno Smokeless, culminando com a retirada das peças do forno a lenha.

Durante todo o festival, o público poderá visitar a exposição Cerâmica e Luz do Atelier Suenaga & Jardineiro, um dos mais antigos da cidade e que trabalha com peças artesanais queimadas em forno a lenha Noborigama. A exposição destaca várias obras de cerâmica que dialogam com a iluminação de interior, apresentando peças originais como luminárias, abajures e arandelas. No Casarão das Luas e nos ateliês dos artistas acontecerão os workshops e as palestras sobre temas variados do universo ceramista, a partir de inscrições pagas que podem ser feitas pelo site oficial do festival.

O Parque Lavapés também será palco de shows de música, apresentação de capoeira, congada e variada gastronomia para o público. Aliás, este ano, o festival terá um momento diferenciado envolvendo cerâmica e gastronomia com o ceramista Marcelo Tokai, que receberá a chef Irina Cordeiro para um bate-papo descontraído sobre o uso da cerâmica na gastronomia.

Mais informações em: festivaldaceramicadecunha.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários