Conhecer a culinária típica de um país é uma das melhores maneiras de descobrir mais sobre seu povo e sua história. Quando pensamos na Alemanha, logo lembramos da cerveja e das salsichas. Mas a culinária alemã é rica e vasta e vai muito além disso. Seja em um pequeno restaurante caseiro ou em um estabelecimento de alta gastronomia, a certeza é que você vai comer muito bem na Alemanha.
A culinária tradicional alemã tem como base os produtos regionais e envolve principalmente carnes e batatas. Mas também há uma boa oferta de peixes na parte litorânea, ao norte, pratos à base de massas no sul e saborosos vegetais, como os aspargos entre abril e junho. Isso sem contar os deliciosos doces, que vão de biscoitos a tortas e bolos.
As salsichas são parte importante da gastronomia alemã e cada região do país tem sua especialidade. Em Frankfurt surgiu uma das mais famosas: a salsicha Frankfurter. Feitas tradicionalmente de carne de porco, são defumadas, possuem um aroma característico e podem ser acompanhadas de mostarda, pão preto ou salada de batata.
Já a salsicha Currywurst é uma comida de rua típica de Berlim. O diferencial está no acompanhamento: molhos à base de curry que possuem diferentes graus de picância e ardência. Há até um museu dedicado à iguaria, o Currywurstmuseum. Na Baviera, a tradicional é a Weisswurst, feita de carne de vitela, porco e temperos. Se quiser saborear essa salsicha como um cidadão local, experimente-a pela manhã, com mostarda doce, pretzel e uma cerveja bávara.
Também conhecido como Brezel, o pretzel ganhou fama internacional e é o grande destaque da panificação na Alemanha. As batatas são ingredientes importantes em iguarias como o Knödel, o Kartoffelklösse da Turíngia e o bolinho Eifeler Döppekooche. As conservas também aparecem em diversos pratos. Entre as mais populares estão as de pepinos e as de repolho fermentado, ou chucrute (Sauerkraut).
A confeitaria alemã é repleta de doces incríveis. A torta Floresta Negra é um deles: feita com cerejas e Schwarzwälder Kirchwasser, uma aguardente da mesma fruta. Os Lebkuchen, ou Pfefferkuchen, são o pão-de-mel alemão, servidos tradicionalmente no Natal. Em Lübeck, prove os deliciosos marzipãs feitos de forma manual na cidade. Já em Frankfurt, experimente a Frankfurter Kranz, uma torta de creme em forma de coroa. Semelhante a um tronco de árvore, o bolo Baumkuchen é uma especialidade centenária da região de Altmark. Em Hannover, delicie-se com o clássico Welfenspeise, criado para comemorar os 200 anos da dinastia dos Welfen.
Para beber, não há nada mais tradicional como a cerveja (Bier). Há cerca de cinco mil cervejas diferentes na Alemanha, a maioria produzida na Baviera. Cada uma delas está submetida à lei da pureza alemã (Reinheitsgebot), que dita que a bebida não pode conter outros ingredientes além de água, malte, lúpulo e levedura. No verão, saboreie as cervejas ao ar livre nos Biergarten.
Mais informações em: germany.travel
Texto por: Patrícia Chemin, com informações do German National Tourist Board
Foto destaque por: iStock / demarco-media