Localizada na costa oeste da Flórida, a cerca de 130 km de Orlando e 120 km de Tampa, Crystal River é conhecida como a capital mundial dos “manatees”. São os simpáticos peixes-boi da Flórida, enormes mamíferos aquáticos e totalmente inofensivos. Apesar deles habitarem vários pontos do estado, em ambas as costas, o melhor lugar para avistá-los é Crystal River.
Isso porque a região concentra dezenas de nascentes a curtas distâncias do mar. No inverno, os peixes-boi saem das áreas costeiras e migram pelos rios e canais continente adentro, em busca das águas mais quentes das nascentes, que mantêm uma temperatura constante de 22°C. Sem esses mananciais, os peixes-boi não sobreviveriam ao inverno. É durante esta estação que Crystal River chega a abrigar cerca de 1/6 de toda a população de peixes-boi da Flórida.
Nadar com peixes-boi
O Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Crystal River é o único lugar na América do Norte onde é legalmente permitido nadar com os peixes-boi em seu habitat natural. Por ser um animal que já sofreu graves riscos de entrar em extinção, tudo é muito bem regulamentado. Você deve apenas exercer uma observação passiva, sem tocar nos peixes-boi. Além disso, o passeio só pode ser conduzido por operadoras autorizadas.
Equipado com roupa de mergulho, máscara e snorkel, você pode flutuar nos canais da região e admirar os incríveis peixes-boi a poucos palmos de distância – um verdadeiro privilégio. Esse tipo de passeio acontece durante todo o ano, mas você encontrará mais peixes-boi em Crystal River no inverno e logo nas primeiras horas da manhã.
Nascentes
As maiores nascentes de Crystal River são King Spring, Hunter Spring e Three Sisters Springs – toda refúgios dos peixes-boi durante o inverno, chegando a abrigar centenas deles ao mesmo tempo. Essas nascentes formam grandes piscinas naturais, com água cristalina que adquire tons que vão do turquesa ao esverdeado.
A Three Sisters, a mais famosa, é formada por um conjunto de três nascentes (Little Sister, Big Sister e Pretty Sister) e é tão transparente que dá para ver o fundo claramente, onde a água brota por aberturas no solo. Por ser uma área protegida, o acesso é feito apenas de barco, e há operadoras que levam os visitantes até lá para passear de caiaque, de stand-up paddle ou fazer snorkeling.
Na temporada de inverno, as águas da Three Sisters costumam ficar fechadas ao público, para a proteção dos peixes-boi que se abrigam ali. Mas você ainda pode admirá-los ao caminhar pelas passarelas de madeira que cercam as nascentes, no Three Sisters Springs Center.
Mais atrações
Outro refúgio de inverno dos peixes-boi na região, o Ellie Schiller Homosassa Springs Wildlife State Park é dedicado à conservação da vida selvagem local. Localizado em torno de uma nascente, a Homosassa Spring, abriga um observatório submerso para ver de perto os peixes-boi.
Em Crystal River e região, você pode ainda passear em um dos clássicos airboats, barcos típicos da Flórida que permitem navegar em águas rasas. A River Safaris, localizada na cidade de Homosassa, oferece vários tipos de tours em airboats, como o que segue pelos rios e canais até o Golfo do México. A paisagem ao redor é repleta de ilhas e manguezais, enquanto vários pássaros, peixes, pequenos tubarões, tartarugas marinhas e até golfinhos aparecem pelo caminho. Já o Wild Bill’s Airboat Tours, baseado em Inverness, leva para um passeio pelo Withlacoochee River e áreas de pântano – habitat natural dos jacarés.
Porém, se você está em busca de uma atividade bem inusitada, a dica é embarcar em um passeio de “scalloping” (algo como “coleta de vieiras”). As vieiras são moluscos bivalves e iguarias gastronômicas de sabor delicado e adocicado. Em Crystal River e Homosassa, o “scalloping” transformou-se em atividade turística para adultos e crianças e acontece durante o verão, entre julho e setembro. Os visitantes vão de barco com um guia até algum trecho de água rasa do Golfo do México. Ali, equipados com snorkel e máscara de mergulho, eles “colhem” no fundo do mar as conchas das vieiras. Ao final do passeio, você pode comer as vieiras que você mesmo coletou.
Mais informações em: visitflorida.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: Carol Grant / VISIT FLORIDA