O setor hoteleiro de luxo é regido por exclusividade e proporciona, ao consumidor, hospedagens inesquecíveis e serviços fora do comum. De acordo com a especialista no mercado de luxo, Carolina Boari, o turismo de luxo está em crescimento e as grandes empresas do mercado estão atentas a essa tendência, o que aumenta a incorporação de marcas de luxo em seu portfólio, seja através da aquisição ou criação de luxury brands (marcas de luxo). “Conhecer o gosto e a cultura do consumidor é fundamental para obter êxito no segmento de viagens de luxo”, conta a especialista.
Os brasileiros, por exemplo, gostam de se hospedar em hotéis que proporcionem “mimos”, gostam de ser chamados pelo nome e receber privilégios. Ao contrário dos árabes que preferem um distanciamento, maior formalidade e preferem hotéis que organizem o quarto com uma disposição voltada para Meca (a prática de orações). Atualmente, a sociedade contemporânea é caracteriza como hedonista por apresentar uma busca incessante pelo prazer, provido do consumo e da satisfação de impulsos momentâneos.
Segundo Carolina cada indivíduo procura viver experiências emocionais e sensações diferenciadas. Ou seja, busca-se viver o luxo e despertar emoções. “O turista de luxo procura autodescobrimento, sintonia com o universo, comodidade e ter suas necessidades satisfeitas”, declara a consultora. Dessa forma, o mercado de luxo acompanha uma tendência de autodescoberta sendo voltada para a realização de experiências espetaculares para seus consumidores.
Além disso, o mercado de luxo mostra-se cada vez mais desvinculado de aspectos meramente ostentatórios. O setor de turismo de luxo cresce e aumenta a procura por viagens personalizadas e focadas exclusivamente para as necessidades do consumidor alvo. “Para um consumidor de luxo, muito mais do que exibir as marcas que usa, busca uma recompensa, um prazer intimista que não precisa ser sinalizado por meio de logotipos”, expõe Carolina.
De acordo com o relatório do Instituto Euro Monitor, as cidades mais visitadas no ano de 2016 foram: 1° Hong Kong, 2° Bangkok, 3° Londres, 4° Singapura, 5° Paris, 6° Macau, 7° Dubai, 8° Nova Iorque e 9° Kuala Lampur. “A escolha por cidades localizadas na Ásia- Pacífico, como locais de turismo, pode ser explicada em função da busca de espiritualidade, novas culturas, arte, arquitetura e diversidade”, conclui a especialista Carolina Boari.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
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