No Litoral Sul do Rio de Janeiro, também conhecido como Costa Verde, existe um roteiro de beleza incomparável, serra e mar em perfeita harmonia com patrimônios históricos, destacando-se pelas paisagens diversificadas com escarpas elevadas à beira-mar, restingas, baías, ilhas, lagunas e florestas tropicais.
A região denominada de Costa Verde é o nome do litoral sul do estado do Rio de Janeiro, que vai até o norte do litoral do estado de São Paulo. Engloba os municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty. O nome é dado devido à expressiva presença de Mata Atlântica que ainda existe nesse trecho do litoral brasileiro.
O destino mais procurado por turistas estrangeiros que visitam o Brasil, as praias da cidade do Rio de Janeiro, começam dentro da Baía da Guanabara e estendem-se pela costa banhada pelo Oceano Atlântico. As praias da baía são em sequência: Flamengo, Botafogo, Urca e Praia Vermelha. No Atlântico: Leme e Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Prainha, Grumari e Guaratiba. Na região norte do litoral fluminense, conhecida também como Região dos Lagos, classificada como Região da Costa do Sol, são 13 municípios, sendo 7 deles em torno das lagoas de Araruama e Saquarema. A região é considerada uma das mais belas do litoral fluminense.
A Região dos Lagos é formada por sete municípios que compreendem mais de 170 km de litoral. Marcado por inúmeras lagoas e praias, desde as de mar aberto até aquelas de enseada, com águas calmas, favoráveis para o mergulho.
O turismo compõe uma grande parcela da região. As mais visitadas por turistas são: Araruama, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios e Rio das Ostras, a região é conhecida por sua vida noturna badalada, belezas naturais e praias. Visite também Macaé e conheça as praias do Arquipélago de Santana.
Onde se hospedar
Texto por Agência com edição de Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por iStock / FelipeGoifman