A região chamada Costa dos Corais, entre Maceió e Recife pode ser considerada um dos mais belos trechos do litoral brasileiro. Pequenas cidades e balneários se destacam nessa belíssima região do nordeste.
Porto de Pedras, por exemplo, oferece um cenário de charme e rusticidade ao mesmo tempo. Pequenas vilazinhas ao redor faz da região uma das mais encantadoras do litoral alagoano.
Na sede do município, as casas centenárias colorem o centrinho; enquanto na praia o destaque fica para o farol, acessível depois de cinco minutos de caminhada íngreme e vista de espetacular. Quem segue em direção ao sul chega a praia do Patacho uma das mais lindas da região, com mar azul clarinho, coqueiros, mata de restinga e um grande conjunto de arrecifes, que proporcionam piscinas naturais para banhos de mar seguros na maré baixa. Embora o acesso ainda seja ruim , vale a pena enfrentá-lo. A estradinha de terra que serpenteia um coqueiral encontra uma paisagem deserta com pouquíssimas construções à beira-mar, pequenos barzinhos que vendem : águas, cervejas, refrigerantes, água de coco e besteirinhas para petiscar.
Outra praia para perder o fôlego de tanta beleza é a do Lage com um coqueiral a perder de vista e areias fofas e clarinhas, além de uma água transparente.
Seguindo até a vila de Tatuamunha o visitante deparará com casarões preservados e uma praia quase sempre vazia, ideal para o ócio completo, uma soneca bem debaixo de um grande coqueiro e um refrescante banho no riozinho de águas verdes, frequentado por peixes-boi. O cenário é perfeito para um romântico passeio – a pé ou de barco – durante o pôr do sol. Quem desejar praticar mergulho e observar a rica fauna marinha pode dar uma esticadinha até Maragogi e realizar o passeio até os arrecifes, vale a pena.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque: Costa dos Corais Convention e Visitors Bureau