Com a sua capital administrativa em Yamoussokro e a capital econômica em Abidjan, Cote D’Ivoire tem potencial de sobra para aumentar o número de brasileiros no país. Com suas festas, danças, mais de 60 etnias e cidades repletas de história, cultura e ancestralidade, o país africano emoldura uma viagem inesquecível e completa, exuberante em cultura e tradição. A prova de seu potencial é que a Costa do Marfim recebeu um total de 668 mil visitantes do mundo todo em 2020. Estima-se que, em 2023, esse número já tenha crescido em torno de 15%. Lembrando que a Costa do Marfim é o maior produtor de cacau do mundo e, no Brasil, mantém a sua principal representação diplomática em Brasília. A sua população total é de 27 milhões de pessoas.
Mais turistas e mais investidores brasileiros
O país, que é próspero e segue como um polo turístico de eventos corporativos e de lazer, tem no Brasil apoio também para aumentar as oportunidades em comércio exterior, atraindo novos investidores com o seu potencial político e econômico. O novo embaixador, que assumiu o cargo no Brasil em janeiro deste ano, Diamouténé Alassane Zié, possui grande experiência profissional, já tendo ocupado cargos no Ministério dos Negócios Estrangeiros e no Ministério da Integração Africana e dos Marfinenses no Exterior e tem dado continuidade às relações de comércio, negócios e de turismo da Costa do Marfim no Brasil, apostando também na reciprocidade e afinidade entre os dois países. Jennifer Curcio, a nova Diretora de Turismo da Costa do Marfim no Brasil que estará presente na ABAV, também possui invejável experiência internacional. Ela é jornalista, empreendedora social e, como Embaixadora da Agricultura, teve reconhecimento por sua excepcional dedicação à promoção do setor. Agora tem como desafio promover o destino Costa do Marfim para 12 países da América Latina e, juntamente ao embaixador, terá de estreitar o relacionamento com o trade e melhorar, por exemplo, a conectividade entre o Brasil e a Costa do Marfim, seja no trabalho para tentar aumentar o número de voos partindo do Brasil, seja na estimulação da criação de um voo direto saindo do nosso país.
O diferencial de 2023
A Costa do Marfim marcará presença na ABAV 2023, que chega à sua quinquagésima edição do evento, sediada desta vez no Rio de Janeiro. Considerado a locomotiva da África do Oeste, o país, que há quase uma década vem se dedicando à divulgação e à promoção do destino no mercado brasileiro estará presente como expositor trazendo neste ano, uma delegação composta por operadores e receptivos de Cote D’Ivoire, além da presença ilustre do embaixador da Costa do Marfim, no Brasil Diamouténé Alassane Zié e a nova Diretora de Turismo no Brasil, Jenniffer Curcio.
Neste ano, o diferencial está no fato de que operadores e receptivos marfinenses virão ao Brasil para o evento, com o intuito de mostrar o grande potencial econômico e turístico do país. Focados em promover o destino no Brasil e em outros países da América do Sul, os profissionais estarão disponíveis para apresentações ao trade e entrevistas aos jornalistas. Conectividade (voos atuais), novos projetos (comerciais em negócios e turismo…) e a importância do mercado brasileiro, são alguns dos temas a serem tratados pela delegação e pelo staff.
Roteiros combinados em um país completo
Como sabemos, a cultura tradicional africana, a ancestralidade genuína e as belezas naturais mostram a Costa do Marfim como um destino de potencial capacidade para aumentar o número de visitantes brasileiros. Formado por nada menos que 60 grupos étnicos, o país tem como idioma oficial o francês e, também, mais de 60 dialetos locais. Roteiros religiosos (com a maior basílica do mundo, a Basílica Nossa Senhora da Paz); roteiros gastronômicos (o maior produtor de cacau do mundo é a Costa do Marfim); roteiros de praia e sol (Côte D’Ivoire possui 550 km de frente marítima, como a riviera Assinie); e roteiros culturais (em Korhogo, por exemplo, a África genuína revela-se em seus rituais e cerimônias como a celebração da dança Poro) são o ponto de partida para uma viagem completa e enriquecedora.
Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa
Legenda da foto destaque: Basílica Nossa Senhora da Paz: a maior do mundo
Foto destaque por: Divulgação