Ícone do site Qual Viagem

Costa do Cacau reserva experiências inesquecíveis na Bahia

Beautiful wild coastline at Itacare, Bahia, Brazil. South America.

A Costa do Cacau é composta por 180 quilômetros de litoral que liga os municípios de Itacaré de Canavieiras. O local é um verdadeiro reduto de belezas naturais com rios margeados por fazendas de cacau, praias com aparência de virgens, vastos coqueirais e densos manguezais. Em meio à mata atlântica, a região encanta pelas paisagens e pela opulência dos anos áureos do chamado “ouro negro”.

Foto por kovgabor79 via Istock

A arquitetura preserva o casario colonial dos séculos XVIII e XIX, em ruas calçadas de pedras, igrejas e casarões antigos, reduto de parte importante da História Nacional e que remonta ao período em que a produção e exportação cacaueira eram a atividade primordial da economia brasileira. Cenário de filmes, novelas e romances – grande parte da obra do escritor Jorge Amado, traduzido em diversos países, é ambientada em Ilhéus, principal cidade da Costa -, a região, além de reduto histórico, é destino certo para quem procura diversão e contato direto com a natureza.

Foto por cacariva via Istock

Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Santa Luzia, Una e Uruçuca oferecem opções variadas aos visitantes. A abundância de praias inclui desde picos para a prática de surfe e pontos de pesca – em especial do robalo, em Canavieiras – a águas calmas e verdadeiros paraísos desertos. Cachoeiras radicais – como a do Cleandro, em Itacaré –, rios e corredeiras são um convite à prática de esportes de adrenalina e aventura, como rafting, rapel e canoagem.

Foto por JillGehring via Istock 

Quem visita a Costa do Cacau ainda tem a chance de dar uma esticada na viagem e conhecer a do Dendê. O roteiro é super indicado àqueles que gostam de aventura, surfe, de caminhar por lindas trilhas, tomar banho em rios e cachoeiras de águas mornas e conhecer algumas praias de águas límpidas e cristalinas, e que estão entre as mais belas do Brasil, este é o roteiro ideal.

Texto por: Andressa Volpini e Turismo da Bahia

Foto por diegocardini via Istock

Comentários

Sair da versão mobile