O trecho entre os municípios de Itacaré e Canavieiras, na Bahia, forma a chamada Costa do Cacau. São aproximadamente 180 km de belezas naturais, rios margeados por fazendas de cacau, praias intocadas de vastos coqueirais em meio à Mata Atlântica e densos manguezais.
A região oferece belas paisagens preservadas até hoje do período do chamado “ouro negro”. A arquitetura é composta por um numeroso casario colonial dos séculos XVIII e XIX, ruas calçadas de pedras, igrejas e casarões antigos, que remontam ao período em que a produção e exportação cacaueira era a atividade primordial da economia brasileira. Cenário de filmes, novelas e romances – grande parte da obra do escritor Jorge Amado, traduzido em diversos países, é ambientada em Ilhéus, principal cidade da costa –, a região, além de reduto histórico, é destino certo para quem procura diversão e contato direto com a natureza.
Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Santa Luzia, Una e Uruçuca oferecem opções variadas aos visitantes. A abundância de praias inclui desde locais para a prática de surfe e pontos de pesca – em especial do robalo, em Canavieiras – a águas calmas e verdadeiros paraísos desertos. Cachoeiras radicais – como a do Cleandro, em Itacaré –, rios e corredeiras são um convite à prática de esportes de adrenalina e aventura, como rafting, rapel e canoagem.
Com sua preservada Mata Atlântica, a região é cenário dos sonhos de qualquer turista. Centenas de quilômetros de praias belíssimas, para todos os gostos, com mar azul-turquesa onde o sol brilha o ano inteiro. O visitante encontra cachoeiras de águas límpidas e nas matas a maior biodiversidade do mundo – viveiro natural de exuberante fauna, onde se destacam pássaros multicoloridos com seu canto relaxante e inspirador.
Várias trilhas conduzem a santuários naturais, grutas, lagoas e praias pouco visitadas, muitas ainda desertas. A região dispõe de completa e moderna infraestrutura turística, equipamentos hoteleiros de luxo, bares, restaurantes e cabanas de praia de alta qualidade.
Este conforto todo, em harmonia com paisagens paradisíacas. Os esportes de aventura têm aqui seu local mágico, onde estão as melhores praias para o surfe, vela, pesca esportiva, canoagem, mergulho, arvorismo, sandboard e tantos outros. Cidades históricas como Ilhéus pontuam este roteiro e oferecem, além de serviços de ponta, atrativos que contam a saga da capitania, do cacau, da religiosidade popular, de seu rico folclore e os recantos descritos pelo seu mais ilustre escritor, Jorge Amado, criador de Gabriela – o símbolo maior do jeito bonito e hospitaleiro de sua gente morena e alegre.
Quando ir
A melhor época é de setembro a março, quando o período de chuvas é menor e o sol brilha sem risco.
Quem leva
CVC – cvc.com.br
Visual Turismo – visualturismo.com.br
Onde ficar
Em Una: Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba
Em Ilhéus (Olivença): Cana Brava All-Inclusive Resort
Em Itacaré: Ecoporan Hotel Charme Spa & Eventos
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por: iStock / Joa_Souza