Macapá, a capital do Amapá, que é cortada pela linha do Equador, tem como um dos passeios mais divertidos a ida até o Marco Zero e colocar um pé em cada hemisfério. Nos arredores do Marco Zero ainda ficam o Sambódromo e o curioso estádio Zerão, também cortado pelo Equador. É o único estádio em que um time joga no Hemisfério Norte e o outro no Sul.
A Fortaleza de São José do Macapá, de 1782,exibe muralhas de 15 metros de altura erguidas para proteger o rio. Próxima do município, a RPPN Revecon oferece trilhas que passam por diversos cenários e permitem ver animais em liberdade ou nos enormes viveiros. Para levar uma lembrança do artesanato do estado, a pedida são as bem elaboradas peças produzidas a partir de fibras vegetais, madeira, argila penas e sementes produzidas por diversas etnias indígenas.
Não perca ainda, a saborosa culinárias amazônica, representada por receitas como o delicioso camarão no bafo, o tucunaré frito e servido com arroz e farinha e a maniçoba.
Embora não seja tão atrativa, visite as lojas da zona franca. Vale a pena comprar perfumes, tênis e alguns produtos eletrônicos. Macapá tem uma loja que vende produtos importados no esquema duty free. A Top Internacional vende principalmente perfumes, cosméticos e relógios. Há uma pequena loja no aeroporto e outras no centro e no bairro Santana. Os preços são bem mais em conta se comparados com lojas de São Paulo, por exemplo.
A orla da cidade é banhada literalmente pelo rio Amazonas, que nessa parte não dá pra ver sua outra margem parecendo um verdadeiro oceano. Visite a região da fazendinha que oferece lindas praias.
Outro lugar bem interessante é o Museu Sacaca, que mostra detalhes do estilo de vida do estado e da Amazônia.
Ligada apenas por barco ou de avião com o resto do Brasil – a maioria dos voos é para Belém -, a cidade tem uma boa estrutura, com comércio vibrante, bons restaurantes e hotéis. As cias Gol, Tam e Azul oferecem voos diários partindo de Guarulhos e Campinas com frequências para Macapá; Entre os meses de março e julho ocorrem períodos de constantes chuvas. A melhor época pra visitar o destino é entre agosto e fevereiro. O Equinócio acontece de março a setembro.
Mais informações amapa.gov.br
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque via Flickr marcus-paulo