Famosa por ser o berço de Napoleão Bonaparte, a ilha de Córsega é um território francês no Mar Mediterrâneo, a poucos quilômetros da Itália e da Côte d’Azur. É separada da ilha italiana da Sardenha pelo estreito de Bonifácio. Ao longo dos séculos, a proximidade com a Itália fez com que Córsega tivesse grandes influências desse povo.
Os corsos têm muito orgulho de sua cultura e de seu dialeto local, mais semelhante ao italiano do que ao francês. Com tudo isso, entre a população da Córsega há um movimento que busca a autonomia e a independência da ilha em relação à França. O destino tem no turismo uma de suas principais fontes de renda. No verão, franceses, italianos e europeus em geral lotam suas praias paradisíacas, que se estendem por mil quilômetros de muita beleza.
Não só parte do litoral permanece praticamente intocado, como grande parte de seu território é protegido como Parque Natural Regional, reservas naturais e parques marítimos. O interior da ilha é dominado por montanhas e vegetação mediterrânea. Seu ponto mais alto é o Monte Cinto, com quase três mil metros de altitude. O ideal é sair para explorar a ilha. Há pequenas vilas, cachoeiras nas montanhas, trilhas, praias desertas, construções no topo de rochedos e muito mais.
As maiores cidades são a capital Ajaccio, Bastia, no norte, e Bonifacio, no extremo sul. O litoral é de tirar o fôlego, com um mar azul e límpido, principalmente na região da Córsega do Sul. Visite praias como a de Tamaricciu e do Petit Spérone. Na costa oeste, encante-se com as formações rochosas dos Calanches de Piana.
Quem gosta de montanhas tem que conhecer os Aiguilles de Bavella. Na ponta norte, chamada de Cap Corse, confira incríveis ruínas históricas. Já no sul, em Bonifacio, conheça a cidadela, faça um passeio de barco até a gruta (Grotte di Bonifacio) e vá até as Ilhas Lavezzi.
Mais informações em: br.france.fr/pt-br/a-descobrir/na-corsega
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Freeartist