Para quem visita Santiago do Chile, uma alternativa de passeio é ir até o litoral banhado pelo oceano pacifico e conhecer as cidades de Vina Del Mar e Valparaiso.
Vina Del Mar é uma cidade moderna com ótima infraestrutura para atender os turistas e aos chilenos, por isso e por outros atrativos como os belos jardins e o cassino, fazem de Vina Del Mar um dos locais mais procurados no verão, mesmo tendo um mar com águas congelantes.
Valparaíso é uma cidade portuária mais antiga e o contrario de Vina a cidade parece uma “favela”. Tem muitos morros ocupados com várias casinhas coloridas, o que da um charme ao local. A cidade também é bastante procurada por turistas que buscam além das praias, conhecer os casarões do século 19 que existem e encantam a cidade .
Todas as agencias oferecem este passeio, e analisando alguns detalhes nessa day trip, acreditamos ser a melhor opção reservar o seu lugar em uma delas. Por que acreditamos ser a melhor opção? Antes mesmo de ir ao Chile cogitamos a possibilidade de alugar um carro para fazer esse passeio, porem além de sair mais caro, você não aproveitará muito, uma vez que muito provável pelo fato de não conhecer a região, ira se perder! As agencias te levam direto nos lugares “mais badalados” sem perca de tempo.
Fomos com a agência Destino Chile para Vina Del Mar e Valparaíso, assim como também utilizamos o serviço deles para ir a Cajon Del Maipo e para a Vinícola Santa Rita. Este passeio custou 15 mil pesos!
Agora se você pretende conhecer de uma forma não tão superficial esses dois belos lugares, Sim! A melhor opção é alugar um carro ou então ir de ônibus (PasajeBus, Turbus ou Pullman), desde que fique mais de um dia na região. Inclusive há hotéis muito bons para se hospedar.
- Reserve sua passagem de ônibus com nosso parceiro PasajeBus e garanta as melhores tarifas.
- Veja opção de hospedagem em Vina Del Mar e Valparaiso.
Muito dos lugares no qual passamos a vontade era ficar mais tempo e outros que não era parada, dava vontade de descer para conhecer.
O PASSEIO
Logo pela manha o motorista nos pegou no hotel e antes de partir para o litoral ainda passamos pegar outros personagens desse dia show!
No caminho houve duas paradas, e como saímos bem cedinho à primeira foi destinada para tomar um cafezinho. O nome do lugar se chamava Dulces Millahue, um lugar aparentemente bem caseiro com ar de interior, bem bacana. Lá provamos alguns dos docinhos (aperitivos) que eram vendidos também em tamanho maior, tomamos café, compramos água e comemos um Queso Caliente, muito bom por sinal.
No exterior do estabelecimento havia muitos gatos e algumas lhamas em um cercadinho, além de um balanço e uma carroça antiga! Um ambiente bem gostoso que acabaram rendendo algumas belas fotos.
A segunda parada já em Casablanca, foi na Rio Tinto, local onde é vendido todos os tipos de vinhos. O legal é que logo na entrada é oferecido como degustação alguns vinhos e aperitivos como azeitonas e bolachinhas. Como não somos muito fãs de vinho, não compramos nenhum, mas teve gente do nosso grupo que aproveitou a oportunidade, o que nos levou a crer que os valores são bons. No local também funcionam um restaurante buffet e uma casa de câmbio.
A região de Casablanca é muito conhecida por ter várias vinícolas, inclusive no trajeto para a Valparaíso e Vina Del Mar passamos por um lugar com uma vista maravilhosa dos vinhedos.
O tempo estimado de Santiago contando as paradas é em torno de 2 horas até chegarmos a Valparaíso.
Já em Valparaíso nossa primeira parada foi no Mirador Arturo Moya Grau situado no Cerro Florida. Neste local obtemos uma vista bacana da área portuária e praticamente ao lado há uma pracinha bacana, com uma escadaria com detalhes em azulejos. Um lugar com a cara local, onde alguns moradores ali se exercitavam e os velhinhos trocavam idéias. Nesses dois lugares ficamos em torno de 30 minutos.
Depois paramos na Plaza Sotomayor, onde pudemos conhecer um pouco mais da arquitetura local como o prédio da Armada do Chile além de outros prédios do século 19. Na praça, ainda há o “Monumento a Los Heroes de Iquique” e na outra quadra o Porto, de onde também saem alguns passeios e onde é possível encontrar algumas lojinhas de souvenirs.
Por todo o percurso ficávamos encantados com as casinhas coloridas até chegarmos ao Museu Marítimo Nacional. Infelizmente como era feriado (Natal) estava fechado, ou seja, caso tenha interesse em visitá-lo, programe o passeio em dias que o Museu está aberto e se certifique que o tour ira parar ali. No mesmo local esta o “Paseo 21 de Mayo” onde há um lindo mirante com uma bela vista da cidade, do mar e do porto, além de várias lojinhas que vendem souvenirs para turistas e o famoso ´Ascensor Artilharia`, funicular ou bodinho que levam as pessoas da parte baixa até a alta.
Nessa altura do campeonato já estávamos no segundo tempo, afinal já era mais de meio dia e a fome começava a apertar.
Partimos então para Vina Del Mar e nossa primeira parada foi no famoso Relógio de flores, uns dos principais cartões postais da cidade. Não tem muito o que fazer, apenas tirar algumas fotos e pronto.
Estava então mais do que na hora de almoçarmos e como a região é famosa por ter uma rica gastronomia e os frutos do mar estão no topo da lista, paramos em um restaurante muito Top chamado Castillo Del Mar (Um castelo do século XIX), em que sua especialidade é? Adivinhem? Sim, frutos do mar! Foi neste restaurante que provamos pela primeira vez as famosas Centollas (King Crab), porém o prato que pedimos já vinha fora da casca (Mais tarde, em outro dia provamos a tradicional Centolla no mercado municipal de Santiago).
Foi sem duvida uma explosão de sabores, um almoço muito bom, um pouco salgado $$$, mas que valeram cada centavo.
Depois do almoço fomos diretamente para a Playa Renaca e lá foi onde ficamos a maior parte do tempo curtindo a vibe. Com um extenso calçadão e uma praia de areia fofinha é o ambiente perfeito para curtir o sol, e só o sol, pois entrar na água é quase impossível, mas mesmo assim presenciamos vários corajosos e alguns surfistas (com roupa de borracha, até eu).
O que nos chamou a atenção também foi o formato da construção dos hotéis e apartamentos a beira mar, um formato que só havíamos visto na Croácia.
Notamos também que nesse tipo de passeio existe uma maleabilidade em relação ao tempo que se perde em cada lugar e acreditamos que isso vai depender da escolha do grupo.
No final o pessoal queria tomar sorvete e no caminho de volta nosso motorista amavelmente nos levou até uma sorveteria antes de pegar a estrada. Foi 10.
Assim, nosso dia ia acabando! Um dia muito agradável.
- Acompanhe essas e outras dicas de viagem do Passeando a Limpo no Instagram e no Facebook
ORGANIZE SUA VIAGEM
Organizando sua viagem através de nossas parcerias abaixo, você garante as melhores condições e nos ajuda a manter o blog.
- Vai alugar carro? Reserve aqui com as melhores tarifas.
- Saia do Brasil com o melhor plano de dados e fique conectado.
- Procurando hotel? Reserve aqui com as melhores tarifas.
- Faça seu seguro viagem e garanta a melhor condição.
- Evite filas e garanta já sua entrada nas principais atrações.