Segunda maior cidade do Marrocos, Fez é vibrante e intensa. Com mais de mil anos de história, a cidade, na parte norte do país, é um dos grandes polos culturais e comerciais do Marrocos. As antigas tradições árabes são muito bem preservadas por lá. Seu centro histórico, chamado de almedina ou medina, é todo cercado por muralhas e acessível por seis portões imponentes. Atravessar um deles é como entrar em uma máquina do tempo e ser transportado para 1.200 anos atrás.
Dezenas de mesquitas, casas tipicamente marroquinas, palácios e souks (mercados tradicionais árabes) dividem o espaço da medina de Fez, entre ruas estreitas e movimentadas. É um verdadeiro labirinto medieval com todos os cheiros, cores e tradições do mundo árabe. Você pode contratar um guia para seu passeio ou então deixar-se perder na medina e descobrir cada um de seus cantos. Lá dentro, é possível encontrar os antigos curtumes, onde o couro é tratado de forma totalmente manual. A visão é única, mas cuidado: o cheiro não é para os fracos.
Nos souks há todo o tipo de mercadoria, de especiarias e frutas secas a tapetes artesanais que são verdadeiras obras de arte. O artesanato local é muito rico, com tradições que passam de geração a geração. Caso queira fazer algumas comprinhas no souk, como no de al Attarine, não deixe de pechinchar – dá para abaixar muito o preço original. Na culinária, há os tradicionais tagines, a mistura do doce e salgado nas pastillas, carne de carneiro, muitos temperos e alguns itens mais exóticos, como carne de dromedário.
Quem mora em Fez tem um grande orgulho de sua cidade. Um dos motivos para isso é que ali está uma das mais antigas universidades do mundo – dizem alguns que é a mais antiga –, a de al Quaraouiyine. Também há lugares interessantes fora da medina, como o bairro judeu, os jardins de Bou Jeloud e o Palácio Dar el-Makhzen, que ainda é usado pela família real do Marrocos e possui uma fachada colorida e muito bonita.
Como chegar
A Royal Air Maroc opera voos entre São Paulo ou Rio de Janeiro até Casablanca, no Marrocos. De lá, você pode chegar a Fez de avião, ônibus ou trem.
Onde ficar
Riad Andalib – riadandalib.ma
Riad Le Calife – riadlecalife.com
Algilà Fes – algilafes.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Nisangha