O início da primavera e os dias amenos aumentam o desejo de realizar atividades ao ar livre. Está pensando para onde viajar para aproveitar esse clima? Buenos Aires é uma ótima opção, pois possui mais de 100 espaços verdes, que vão desde pequenas praças de bairro até grandes áreas protegidas.
Por esse motivo, a Entidade de Turismo de Buenos Aires oferece diferentes opções para todos os gostos e convida você a explorar a flora e fauna desta cidade que é mais incrível do que se imagina. E o melhor: todas essas opções são gratuitas!
Ecoparque
O antigo zoológico da cidade de Buenos Aires, declarado marco histórico nacional em 1997, está sendo transformado em um ecoparque interativo, educacional e ambiental. Uma boa opção para visita em família e testemunhar esse processo de transformação que visa melhorar a qualidade de vida dos animais. A propriedade possui duas áreas: uma habitada por espécies que circulam livremente na área, na qual lagoas e pastagens são parte da paisagem natural; e outra que possui 2000 exemplares de árvores, arbustos e herbáceas e mais de 600 unidades de espécies nativas. Localizado na avenida Sarmiento 2601, Palermo.
Reserva Ecológica
Com seus 350 hectares, é o maior espaço verde da cidade de Buenos Aires e um dos passeios preferidos para caminhadas, ciclismo, cooper ou simplesmente passar o dia com a família. É uma proposta inigualável para conhecer a flora e fauna nativas da cidade. Florestas, pradarias e lagoas fazem parte deste espaço único da Rota Ecológica do Rio da Prata, um circuito de mais de 100 km de extensão que conecta espaços verdes e áreas protegidas. Informação relevante: também há passeios noturnos guiados sob a lua cheia! Localizado na avenida Dr. Chaval Rodríguez, 1550, Puerto Madero.
Esportes ao ar livre
Se você prefere praticar esportes ao ar livre, Buenos Aires é a cidade ideal para isso: durante o mês de setembro, milhares de atletas de todo o mundo estarão espalhados pelas ruas da cidade. A Maratona de 42 km de Buenos Aires inclui em sua rota alguns dos locais emblemáticos da cidade, como Obelisco, Cabildo, Teatro Colón, Plaza de Mayo, Casa Rosada, Parque Três de Febrero e os bairros de La Boca e Puerto Madero. Essa maratona acontece desde 1984, cada vez com mais participantes, tanto em qualidade como em quantidade, tornando-se o maior evento do gênero no Hemisfério Sul.
BiciTour
Uma das atividades mais indicadas para reduzir a emissão de carbono de porteños e turistas é se transportar de bicicleta por Buenos Aires: o uso de bicicletas como meio de transporte na cidade tornou-se um verdadeiro cartão-postal, especialmente depois que a capital argentina instalou um sistema totalmente gratuito para seus vizinhos e turistas. São mais de 3.000 bicicletas e 200 quilômetros de ciclovias distribuídos em 30 bairros, com o objetivo de possibilitar o deslocamento pela cidade de maneira sustentável. Se você preferir fazer uma visita guiada sobre duas rodas para conhecer um pouco mais sobre a cidade, a Entidade de Turismo de Buenos Aires oferece duas opções a preços super acessíveis: uma para explorar o bairro de La Boca e outra para visitar Palermo, o maior bairro da cidade. Além disso, há uma proposta nova que é cada vez mais vista nas ruas de Buenos Aires: os patinetes elétricos!
Mais Informações: www.turismo.buenosaires.gob.ar/br
Texto por Agência com edição de Carolina Berlato
Imagem Destacada via Divulgação