Os momentos de lazer passados ao ar livre tornaram-se ainda mais especiais. Da mesma forma, explorar maneiras de manter a saúde física e mental nunca foi tão urgente. O ciclismo combina exercício, relaxamento e diversão. Além disso, para quem está atento à necessidade de preservação ambiental e de vida sustentável, viajar de bicicleta significa prestigiar um veículo essencial para reduzir as emissões de carbono e economizar espaço nas grandes cidades.
O Japão oferece cenários perfeitos para explorar de bicicleta, com belezas naturais deslumbrantes e mais de 25 locais considerados Patrimônios Mundiais pela UNESCO. Não importa se você é um ciclista experiente, que sempre manteve uma abordagem aventureira para viajar, ou alguém que apenas recentemente adotou o exercício regular: as ciclovias do Japão oferecem uma ampla variedade de rotas, que se encaixam perfeitamente às ambições de pedalar.
A Rota Nacional de Ciclismo do Japão é uma excelente fonte de inspiração para aqueles cuja proficiência no ciclismo permite viagens mais longas. A iniciativa foi aperfeiçoada por mais de uma década e oferece uma variedade de cenas espetaculares a explorar, como a ciclovia Shimanani Kaido.
Explorando os patrimônios da UNESCO
O Japão tem mais de 25 locais identificados pelas Nações Unidas como espaços de preservação e proteção do patrimônio cultural e natural devido ao seu valor excepcional para a humanidade.
Conheça parte deste legado viajando para o nordeste do país, de encontro ao território de Tohoku. Lá, visite Aomori para pedalar ao longo da estrada costeira do Mar do Japão e apreciar as montanhas Shirakami Sanchi, uma das rotas mais atraentes para os amantes do ciclismo.
Se o apreço por ferramentas de metal vai além da engenharia de bicicletas, uma viagem até Bizen, cidade famosa por sua distinta cerâmica, em Okayama, proporcionará uma experiência incomparável ao visitante. Veja os artesãos em ação no Bizen Ozafune Sword Museum.
Para um mergulho profundo na tradição e na alma, siga na direção de Shikoku. Embora seja a menor das quatro ilhas principais do Japão, seus feitos culturais e históricos são imensuráveis.
Mais informações em: japan.travel
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / topthailand