Ao observar alguns cenários da cidade medieval de Toruń, na Polônia, é fácil entender o porquê de ela ter sido escolhida para integrar a lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO. Além de ser uma das cidades mais antigas do país, Toruń ainda preserva milhares de construções góticas da Idade Média, muitas com fachadas de tijolos vermelhos. Felizmente, a cidade passou longe da destruição durante a 2ª Guerra Mundial.
Localizada a 200 km da capital Varsóvia, Toruń também é conhecida por ser a cidade natal de Nicolau Copérnico, um dos maiores astrônomos da história, que é homenageado em vários lugares por lá, como na estátua dele, no Museu Casa de Nicolau Copérnico, no Planetário e na Fonte Cosmopolis.
Porém, a cidade foi fundada bem antes do nascimento do astrônomo, em meados do século XIII, pela Ordem Teutônica, que disseminava o cristianismo pelo leste da Europa. O castelo construído na época pela Ordem às margens do Rio Vístula encontra-se em ruínas desde o século XV, mas ainda pode ser visitado.
O centro histórico é dividido entre a Cidade Velha e a Cidade Nova – apesar da nomenclatura, ambas datam da Idade Média. Cada uma das ruas por lá, que ainda preservam o traçado original, guardam boas surpresas, monumentos e construções antigas. Não deixe de conferir parte das muralhas que ainda cercam o centro e a curiosa Torre Inclinada de Toruń. Outra experiência imperdível na cidade é experimentar o famoso pierniki, uma espécie de pão de mel tradicional de Toruń, feito em formatos variados.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Bob Douglas