Toda cidade tem seu encanto, porém, poucas reúnem tantos encantos como Pirenópolis, a Cidade dos Pireneus. Cidade histórica, uma das primeiras do estado de Goiás, Pirenópolis é abraçada pela serra que deu origem ao seu nome, com montanhas cobertas pela raríssima vegetação de cerrado rupestre, natureza exuberante, formações rochosas, nascentes e dezenas de cachoeiras.
Pirenópolis é uma cidade pequena, cercada de muito verde, morros e cachoeiras. Nossas reservas contém cachoeiras, picos, mirantes, matas e cerrados. O município possui 9 unidades de conservação, como Parque, APAs, RPPNs e Monumento naturais.
Cidade histórica tombada como patrimônio, seu centro é um verdadeiro museu ao ar livre. Andar pelas ruas de Pirenópolis é contemplar uma cidade do século XVIII quase intacta. São igrejas, casarões coloniais e museus. As lojas de artes e artesanato local e a gastronomia farta e variada compõe o cenário cultural. Isso sem falar das festas folclóricas e eventos.
Os principais locais de visitação são a Igreja Matriz, a Igreja do Bonfim, Teatro de Pirenópolis, Rua Direita, Rua do Bonfim, Rua Aurora, Rua do Rosário, Museus das Cavalhadas, Museu da Família Pompeu, Ponte sobre o Rio das Almas, Casa de Câmara e Cadeia, Igreja do Carmo, Ponte Pênsil Dona Benta, as ruínas do garimpo de ouro do século XVIII e a Fazenda Babilônia.
E em seus arredores, esconde reservas ecológicas repletas de cachoeiras perfeitas para banhos ou prática de atividades como o rapel. Tem ainda trilhas para caminhadas que levam aos mirantes naturais da Serra dos Pirineus; rios para a prática de rafting e bóia-cross; e fazendas históricas, como a Babilônia, que guardam memórias e lembranças do século 18.
Onde ficar
Mais informações: pirenopolis.tur.br
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/wesleysilvayaya