Considerado como um dos maiores e mais modernos museus da América Latina, o Museu Oscar Niemeyer (MON) é, por si só, um programa imperdível para quem visita Curitiba, a capital do Paraná. Quer pelo seu fantástico projeto arquitetônico, assinado pelo mais renomado arquiteto brasileiro, e pelas exposições de artes visuais, arquitetura e design que abriga e promove. Quer pelo seu incrível e precioso acervo.
Ao todo, o MON reúne mais de 3.400 peças. São obras de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Caribé, Di Cavalcanti, Tomie Otake, Ianelli, Francisco Brennand e Miguel Bakun, só para citar alguns. Entre as estrelas internacionais, nomes como o do “reinventor” da pop art, o empresário, pintor e cineasta norte-americano Andy Warhol, e do pintor, artista gráfico e ilustrador polaco Jacek Sroka.
Não é só o interior do MON que guarda preciosos tesouros. Em seu extenso jardim está exposta a “Cadeira do Mestre”, de Sergius Erdelvi, artista plástico nascido na extinta Iugoslávia, criado em Viena (Áustria) e naturalizado brasileiro. Gigantesca, a obra tem 5,20 metros de altura, 2,30 metros de largura e 1,65 metro de profundidade.
Com mais de 35 mil metros quadrados de área construída e tendo como um de seus cenários os incontáveis tons de verde do Bosque do Papa, o MON foi inaugurado em 2002, quando o prédio principal deixou de ser sede de secretarias estaduais e foi adaptado, passando ainda a abrigar o popularmente chamado Museu do Olho.
Este último é um anexo de quatro pavimentos, com 30 metros de altura, feito inteiramente de concreto e vidro, característica marcante das obras projetadas por Oscar Niemeyer. Assim como são as curvas que se exibem sinuosas na área externa. Os dois museus são interligados por um túnel.
Ponte de ligação entre o passado e o presente, o moderno e o contemporâneo, o túnel fica no subsolo do edifício principal. Niemeyer, a exemplo do que sempre fez em sua trajetória profissional, conseguiu conciliar harmonicamente espaços construídos em épocas distintas, com genialidade e maestria.
Além do acervo, das exposições, do Pátio das Esculturas e dos espaços de eventos e de ação educativa, o MON é integrado ainda por loja e cafeteria. Em seu subsolo fica o Espaço Niemeyer, onde é possível conhecer a exposição permanente de projetos, fotos e maquetes de obras do talentoso arquiteto brasileiro. Ainda quer mais?
SERVIÇO
Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba. Funciona de terça a domingo, das 10 h às 18 h. Venda de ingressos até 17h30. Entrada é gratuita para crianças de até 12 anos e maiores de 60. Site: museuoscarniemeyer.org.br
Texto por: Fabíola Musarra
Foto destaque por Istock/ Marcio Silva