As belezas do Espírito Santo atraem todos os tipos de turistas. Quem gosta de praias pode escolher ao longo de 410 quilômetros. São muitos os destinos se a opção for a tranquilidade e o clima frio das montanhas.
Se quiser pode escolher ainda entre o agroturismo, patrimônios históricos, ecoturismo e a cultura reverenciada através das manifestações folclóricas. Em comum apenas a gastronomia, uma deliciosa mistura de influências herdadas dos povos indígenas, dos negros e dos imigrantes europeus.
As opções turísticas são inesgotáveis e estão organizadas por rotas. São os caminhos que levam os visitantes para desfrutar de todas as atrações: litoral, turismo religioso, náutico, ecoturismo e agroturismo. São oito rotas, sendo que quatro delas com acesso pela capital Vitória, onde está o principal aeroporto do Estado.
Conheça quais são e os principais destinos:
Rota do Caparaó – Jerônimo Monteiro, Alegre, Guaçuí, São José do Calçado, Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e Ibatiba.
Rota do Verde e das Águas – Vitória, Aracruz, Linhares, São Mateus, Conceição da Barra.
Rota Caminho dos Imigrantes – Cariacica, Itarana, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e São Roque do Canaã.
Rota dos Vales e do Café – Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Marataízes, Vargem Alta e Mimoso do Sul.
Rota do Sol e da Moqueca – Vitória, Serra, Guarapari, Vila Velha e Anchieta.
Rota da Costa e da Imigração – Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha, Piúma, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy.
Rota do Mar e das Montanhas – Viana, Vitória, Marechal Floriano, Domingos Martins e Venda Nova.
Rota do Mármore e do Granito – Cachoeiro de Itapemirim, Nova Venécia e Vitória são os principais destaques.
Rota Imperial – Vitória, Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, DomingosMartins, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Venda Nova do Imigrante.
O que comer
Entre os pratos típicos mais famosos estão a torta capixaba e a moqueca. Há, ainda, a pamonha assada na folha de bananeira, o beiju, o camarão na moranga, a muma de siri, a caranguejada e outros preparados com frutos do mar. A moqueca capixaba, a moqueca de garoupa salgada com banana-da-terra e a torta capixaba têm de ser feitas em panela de barro, para serem autênticas.
Onde ficar
O Estado dispõe de boa oferta de meios de hospedagem com hotéis, resorts, pousadas e casas de temporada.
Texto por: Tino Simões
Foto destaque por Sagrilo