Com mais de 4.800 metros, segundo pico mais alto da Europa e o maior da Europa Ocidental, o Mont Blanc (“Monte Bianco” em italiano) faz parte dos Alpes, na fronteira entre França e Itália. Uma das montanhas mais icônicas do mundo, o Mont Blanc também é símbolo do alpinismo desde o fim do século XVIII.
Escalar esse monte é bem complicado, algo indicado apenas para alpinistas mais experientes. Mas os turistas em geral podem avistá-lo facilmente de uma distância de poucos quilômetros, a partir do cume do Aiguille du Midi (3.842 metros de altitude). Para chegar até lá, é só pegar um teleférico que sai da cidade de Chamonix-Mont-Blanc, na França. O teleférico sobe 2.700 metros em um trajeto de 20 minutos, com direito a vistas incríveis dos Alpes nevados.
Todo o maciço do Mont Blanc é uma grande região turística, com atividades como montanhismo, esqui, trekking e muito mais. A própria cidade de Chamonix, destino que recebeu, na década de 1920, os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno, oferece ótimas pistas de esqui e locais para a prática de esportes de neve.
O maciço continua do lado italiano, onde há belos cenários e pistas de esqui entre as cidades de Courmayeur e Checrouit. Na verdade, existe até uma certa controvérsia sobre em qual país, França ou Itália, realmente fica o pico do Mont Blanc.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / icenando