Ícone do site Qual Viagem

Conheça os incríveis cenários do Mont Blanc, entre França e Itália

Mont Blanc mountaneers walking on snowy ridge. The mountain is the highest in the alps and the European Union.

Com mais de 4.800 metros, segundo pico mais alto da Europa e o maior da Europa Ocidental, o Mont Blanc (“Monte Bianco” em italiano) faz parte dos Alpes, na fronteira entre França e Itália. Uma das montanhas mais icônicas do mundo, o Mont Blanc também é símbolo do alpinismo desde o fim do século XVIII.

Foto por iStock / Delpixart

Escalar esse monte é bem complicado, algo indicado apenas para alpinistas mais experientes. Mas os turistas em geral podem avistá-lo facilmente de uma distância de poucos quilômetros, a partir do cume do Aiguille du Midi (3.842 metros de altitude). Para chegar até lá, é só pegar um teleférico que sai da cidade de Chamonix-Mont-Blanc, na França. O teleférico sobe 2.700 metros em um trajeto de 20 minutos, com direito a vistas incríveis dos Alpes nevados.

Foto por iStock / Vladone

Todo o maciço do Mont Blanc é uma grande região turística, com atividades como montanhismo, esqui, trekking e muito mais. A própria cidade de Chamonix, destino que recebeu, na década de 1920, os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno, oferece ótimas pistas de esqui e locais para a prática de esportes de neve.

Foto por iStock / Nevitte

O maciço continua do lado italiano, onde há belos cenários e pistas de esqui entre as cidades de Courmayeur e Checrouit. Na verdade, existe até uma certa controvérsia sobre em qual país, França ou Itália, realmente fica o pico do Mont Blanc.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / icenando

Comentários

Sair da versão mobile