Ícone do site Qual Viagem

Conheça os atrativos da capital mais alta do mundo: La Paz

Pigeons flying around Plaza Murillo in La Paz, Bolivia

Localizada em um vale profundo a mais de três mil metros de altitude, cercada pelas montanhas e picos nevados dos Andes, La Paz é repleta de riquezas naturais e tradições milenares, além de mistérios arqueológicos que fazem desta viagem uma grande aventura.

Foto por iStock / PytyCzech

Nesta mistura de passado e presente, visite preciosidades que a capital da Bolívia reserva para todos os visitantes. Não espere muito luxo e construções supermodernas em La Paz: a grande atração é mesmo a história que pode ser contada através das ruínas, dos costumes e de seus museus.

Foto por iStock / diegograndi

O sitio arqueológico Tiwanaku, está localizado a 3.885 metros acima do nível do mar e guarda o que restou da cultura de mesmo nome, que se desenvolveu ali em 1580 a.C. e manteve-se até o ano de 1172. Existem teorias de que uma grande seca causou o colapso deste povo, mas a verdadeira razão ainda é um mistério, que torna o lugar ainda mais curioso. Quando os incas chegaram à região, encontraram somente ruínas, que deixaram intactas por medo e respeito. Os principais atrativos deste lugar são a Porta do Sol, o templo semissubterrâneo e os restos de uma pirâmide.

Foto por iStock / Subbotsky

Já o Vale da Lua é uma das paisagens mais espetaculares da região. O vale é formado por rochas esculpidas durante milhares de anos pela ação dos ventos e das chuvas, que deram um aspecto lunar para o lugar. Muitas das rochas ganharam formas inusitadas, semelhantes a rostos e objetos. O local ainda é habitado por lhamas e pequenos roedores conhecidos como viscachas.

Foto por iStock / DC_Colombia

Se você gosta de caminhar, não perca o passeio aos Caminhos pré-colombianos. O passeio de caminhos de pedras que unem o Altiplano aos vales da Amazônia boliviana foi construído pela civilização Tiwanaku e depois reutilizado pelos incas.

Foto por iStock / filrom

Com atrações para todos os turistas, La Paz reserva um lugar especial aos aventureiros: a Ruta de la Muerte. A “Rota da Morte” é uma estrada que desce pelos desfiladeiros dos Andes até a zona de floresta da Bolívia. A descida é feita de bicicleta, podendo chegar a uma velocidade de 60 km/h. A estrada é uma das mais perigosas do mundo, com abismos de até mil metros – mas a recompensa é uma vista incrível do alto dos penhascos.

Foto por iStock / Meinzahn

Para os visitantes que preferem algo mais histórico, conheça a Igreja e Convento San Francisco, construída em estilo barroco-mestiço em meados do século XVIII. A igreja é o templo católico mais bonito da capital. No interior funciona uma pinacoteca com obras de arte renascentistas, barrocas, maneiristas e neoclássicas.

Foto por iStock / marcusamelia

Conheça dois museus na cidade: o Museu da Coca, que traz textos e imagens sobre as propriedades terapêuticas e nutricionais da folha de coca; e o Museu Nacional de Arqueologia Tiwanaku, onde estão expostos artefatos, tecidos, tapeçarias, armas e cerâmicas da antiga civilização e de outras culturas que habitavam a Bolívia antes da chegada dos espanhóis.

Foto por iStock / Meinzahn

Assim como qualquer outra cidade no mundo, sempre queremos conhecer a cultura local, gastronomia e costumes e levar uma lembrancinha do destino. O lugar ideal para mergulhar na cultura local é o Mercado de Las Brujas, onde são vendidas mercadorias como ervas medicinais e artigos “mágicos” que são comercializados pelas feiticeiras indígenas chamadas de “kallawayas”.

Como chegar

Avianca

American Airlines

Boliviana de Aviacion

Onde ficar

Hotel Rosario La Paz

Casa Fusion Hotel Boutique

La Casona Hotel-Boutique

Onde comer

Kalakitas Food n’Drinks

Antigua Miami

Namas Te

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por: iStock / DC_Colombia

Comentários

Sair da versão mobile