Localizada em um vale profundo a mais de três mil metros de altitude, cercada pelas montanhas e picos nevados dos Andes, La Paz é repleta de riquezas naturais e tradições milenares, além de mistérios arqueológicos que fazem desta viagem uma grande aventura.
Nesta mistura de passado e presente, visite preciosidades que a capital da Bolívia reserva para todos os visitantes. Não espere muito luxo e construções supermodernas em La Paz: a grande atração é mesmo a história que pode ser contada através das ruínas, dos costumes e de seus museus.
O sitio arqueológico Tiwanaku, está localizado a 3.885 metros acima do nível do mar e guarda o que restou da cultura de mesmo nome, que se desenvolveu ali em 1580 a.C. e manteve-se até o ano de 1172. Existem teorias de que uma grande seca causou o colapso deste povo, mas a verdadeira razão ainda é um mistério, que torna o lugar ainda mais curioso. Quando os incas chegaram à região, encontraram somente ruínas, que deixaram intactas por medo e respeito. Os principais atrativos deste lugar são a Porta do Sol, o templo semissubterrâneo e os restos de uma pirâmide.
Já o Vale da Lua é uma das paisagens mais espetaculares da região. O vale é formado por rochas esculpidas durante milhares de anos pela ação dos ventos e das chuvas, que deram um aspecto lunar para o lugar. Muitas das rochas ganharam formas inusitadas, semelhantes a rostos e objetos. O local ainda é habitado por lhamas e pequenos roedores conhecidos como viscachas.
Se você gosta de caminhar, não perca o passeio aos Caminhos pré-colombianos. O passeio de caminhos de pedras que unem o Altiplano aos vales da Amazônia boliviana foi construído pela civilização Tiwanaku e depois reutilizado pelos incas.
Com atrações para todos os turistas, La Paz reserva um lugar especial aos aventureiros: a Ruta de la Muerte. A “Rota da Morte” é uma estrada que desce pelos desfiladeiros dos Andes até a zona de floresta da Bolívia. A descida é feita de bicicleta, podendo chegar a uma velocidade de 60 km/h. A estrada é uma das mais perigosas do mundo, com abismos de até mil metros – mas a recompensa é uma vista incrível do alto dos penhascos.
Para os visitantes que preferem algo mais histórico, conheça a Igreja e Convento San Francisco, construída em estilo barroco-mestiço em meados do século XVIII. A igreja é o templo católico mais bonito da capital. No interior funciona uma pinacoteca com obras de arte renascentistas, barrocas, maneiristas e neoclássicas.
Conheça dois museus na cidade: o Museu da Coca, que traz textos e imagens sobre as propriedades terapêuticas e nutricionais da folha de coca; e o Museu Nacional de Arqueologia Tiwanaku, onde estão expostos artefatos, tecidos, tapeçarias, armas e cerâmicas da antiga civilização e de outras culturas que habitavam a Bolívia antes da chegada dos espanhóis.
Assim como qualquer outra cidade no mundo, sempre queremos conhecer a cultura local, gastronomia e costumes e levar uma lembrancinha do destino. O lugar ideal para mergulhar na cultura local é o Mercado de Las Brujas, onde são vendidas mercadorias como ervas medicinais e artigos “mágicos” que são comercializados pelas feiticeiras indígenas chamadas de “kallawayas”.
Como chegar
Avianca
American Airlines
Boliviana de Aviacion
Onde ficar
Onde comer
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por: iStock / DC_Colombia