Cidade de Ouro Preto – Minas Gerais
Além de ser um dos pontos turísticos mais visitados do país, a cidade de Ouro Preto também faz parte do Patrimônio Cultural Mundial, declarada pela Unesco em 1933. A cidade é repleta de igrejas históricas, praças de pedra, museus e minas antigas.
Cidade de Olinda – Pernambuco
Declarada Patrimônio Histórico Cultural em 1982, a cidade de Olinda é famosa por seu centro histórico que possui renomadas obras renascentistas da era quatrocentista. Seu carnaval leva milhares de foliões as ruas, e a principal característica são os bonecos gigantes de Olinda, uma das mais fortes expressões culturais do país.
Santuário de Bom Jesus de Matosinhos – Minas Gerais
Apelidada de Cidade dos Profetas, Congonhas é uma cidade de muitas manifestações religiosas. O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos foi tombado em 1985 como Patrimônio Cultural da Humanidade, por ser um dos maiores conjuntos arquitetônicos em estilo barroco da América e por possuir diversas obras de arte do artista Aleijadinho.
Brasília – Distrito Federal
Conhecida pelos conjuntos arquitetônicos projetados por Oscar Niemeyer e por ser a capital criada do zero para o Brasil, Brasília possui roteiros voltados para o turismo cívico, religioso, urbano, ecológico e de arte.
São Miguel das Missões – Rio Grande do Sul
O sítio histórico de São Miguel das Missões hoje é uma das ruínas mais bem conservadas do país e foi declarada como Patrimônio Cultural Mundial em 1983, principalmente por ser um dos locais com principais vestígios dos padres jesuítas, que viveram aqui na época das Missões Jesuítas.
Serra da Capivara – Piauí
O Parque Nacional da Serra da Capivara é um dos maiores locais de conservação e de proteção à natureza. Ali estão diversos sítios arqueológicos que possuem gravuras e pinturas rupestres.
Cidade de São Luís – Maranhão
A única cidade do Brasil que foi fundada pelos franceses foi declarada como Patrimônio da Humanidade devido a preservação de seu centro histórico.
Cidade de Diamantina – Minas Gerais
Construída no meio de montanhas cheias de rochas, a cidade de Diamantina possui diversos conjuntos arquitetônicos no estilo barroco e foi tombada como Patrimônio em 1999.
Cidade de Goiás – Goiás
A construção da cidade é datada entre o período da Idade Moderna, por volta de 1732, mas seu centro histórico ainda hoje é muito bem preservado. Ruas de pedra, casinhas brancas com detalhes coloridos e a Casa de Cora Coralina fazem parte points turísticos.
Salvador – Bahia
Declarada como Patrimônio em 1985, Salvador encanta por suas praias e por seu belíssimo centro histórico. Casinhas coloridas, ruas de pedra e conjuntos arquitetônicos renascentistas compõem o visual digno de cartão postal da cidade.
Cais do Valongo – Rio de Janeiro
Declarado como Patrimônio principalmente pela lembrança triste e muito significativa, o Cais do Valongo ajuda a preservar a memória dos povos africanos que entravam por ali para serem escravizados.
Paisagens do Rio – Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é conhecido por ter belíssimas paisagens e por ser um dos cartões-postais do Brasil, reconhecido internacionalmente. O Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico, a praia de Copacabana e o Corcovado juntamente com o Cristo Redentor fazem parte da lista que fez a cidade ser tombada como Patrimônio pela Unesco em 2012.
Pampulha – Belo Horizonte
O patrimônio mais recente tombado pela Unesco no Brasil foi declarado como uma referência local e de importância cultural e natural em 2016. A Pampulha é um dos destinos mais visitados para turismo e lazer.
Texto por: Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock/ diegograndi