No município de Salento, a 25 quilômetros ao norte de Armênia, na Colômbia, está o Vale do Cocora, onde cresce a palma de cera, a árvore símbolo nacional que pode chegar a medir 60 metros de altura. Esta árvore, além de ser tradicional no país, é essencial para um pássaro muito especial, o papagaio-de-crista-amarela.
Quem está na charmosa Salento, de arquitetura tradicional antioqueña, pode facilmente passar um dia no Vale, aproveitando tudo que a rica natureza tem a oferecer. Para chegar até lá, basta pegar um dos Jeeps Willies que saem todos os dias da praça central da cidade e levam até a entrada do parque.
Santuário de vida selvagem, o lugar está no chamado Triangulo do Café é a porta de entrada para o Parque Nacional Los Nevados, com mais de 60 mil quilômetros quadrados.
Além disso, no Vale do Cocora os turistas podem andar por uma trilha ecológica e inclusive ir a cavalo, passando por rios e colinas. O trajeto vai até uma reserva natural chamada Acaime, que fica a aproximadamente duas horas e meia de lá.
Finalizando o passeio, a dica é experimentar um típico café colombiano tinto adocicado com uma espécie de rapadura local, a “panela”.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ attiarndt