ituada no noroeste de Portugal, é o quarto município mais populoso do país. Está localizada à beira do Rio Douro e é dividida em duas partes: na margem superior ao rio fica o Porto, propriamente dito, e na margem inferior está a Vila Nova de Gaia. Antes chamado de Portus Cale, cerca de 200 a.C, deu nome a Portugal e tem uma relevância histórica e cultural interessante. É conhecida mundialmente pelo seu vinho do Porto, arquitetura, gastronomia, Universidade (está entre as 100 melhores da Europa) e pelo centro histórico, tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Não é a toa que em 2012 e 2014 foi eleita o “Melhor Destino Europeu” pela “European Consumers Choice“; em 2013 foi considerada como o “Melhor Destino de férias na Europa” pela Lonely Planet; e em 2015 o Porto esteve na lista dos 10 maiores polos turísticos feita pelo jornal britânico The Guardian.
Por ser uma cidade relativamente pequena, otimizando seu tempo você consegue conhecer as principais atrações no Porto em 2 dias de viagem. É claro que se a intenção for desfrutar o máximo possível e relaxar enquanto viaja, considerar uns dias a mais pode valer a pena.
Infelizmente tive apenas 2 dias e meio, mas consegui conhecer muita coisa. Agora… se me perguntam se eu ficaria mais, sim, sem dúvida!
Onde ficar
Geralmente há duas opções para se hospedar no Porto, perto do Centro Histórico ou mais ao leste da cidade, que também acaba sendo perto de diversas atrações. Lembre-se, o Porto não é uma cidade grande e dá pra conhecê-la tranquilamente a pé, embora tenha um ótimo sistema de transporte público. Para aqueles que gostam de mais comodidade, uma opção é o Hop on Hop off que te leva em diversos pontos interessantes e ainda explica um pouco da história.
Minha escolha nessa cidade foi um local absolutamente lindo, charmoso e especial: o Palácio Fenizia!
Localizado perto de uma das igrejas mais lindas de Porto, a Capela das Almas, está cercado de restaurantes, bares, cafés, da Rua Santa Catarina e tantas outras coisas que a pé, fica fácil de explorar. Leia sobre PALÁCIO FENIZIA, O MELHOR LUGAR PARA SE HOSPEDAR EM PORTO – PORTUGAL!
O que fazer no Porto em 2 dias
1º dia
No primeiro dia eu sugiro que caminhe pela cidade e vá aos poucos se familiarizando com o ambiente. Estudar o mapa, se situar e caminhar, é a melhor forma de entender o local.
Sábados, das 07:00 às 13:00 horas.
Pertinho da Avenida dos Aliados, na Rua das Carmelittas, está a famosa Livraria Lello, considerada uma das livrarias mais bonitas da Europa. Fundada em 1906, em estilo neogótico, possui uma belíssima escadaria que leva até o café que fica no segundo andar. A visita pode ser feita entre às 10h e 19h30. Vale uma parada para apreciar a beleza do lugar.
Essa região é repleta de bares e restaurantes que pode ser uma boa pedida para terminar seu dia. Mas não deixe de visitar antes, no pôr do sol, a Torre dos Clérigos, o edifício mais alto do Porto, com 76 metros de altura. Também está na mesma região e é possível subir até o topo por meio do uma escada de 225 degraus e, claaaro, que eu não podia deixar de ir. A subida vale a pena, pois já no caminho e a vista é linda e chegando lá, mais bonita ainda.
2ª Dia no Porto
O dia é para conhecer o Centro Histórico da cidade e Gaia, do outro lado do rio. Vá em direção ao Teatro Nacional São João, ele está perto da Igreja de São Ildefonso. Descendo, à sua direita, você chegará na praça que está a Catedral, o Pelourinho, a Igreja de São Lourenço e o Museu de Arte Sacra e Arqueologia. A vista é bem bonita e já dá para ver o Rio Douro passando pela cidade.
Desça a escadaria em direção ao Cais da Ribeira e morra de amores pelas casinhas coloridas à beira do rio. Ali estão diversos restaurantes, bares e artistas de rua. Ótimo para almoçar, tomar um drink e observar o movimento vivo da orla. Só fique atento para os lugares pega turista que são bem mais caros e não tem nada de serviço diferenciado.
Suba um pouco o Cais da Ribeira para atravessar a Ponte Luis I, construída em 1886. A ponte tem 2 andares, embaixo está a pista de carro e em cima os trilhos do metrô. Em ambos os andares há passagem de pedestres. A vista de Gaia, da Ribeira e do Rio Douro são lindíssimas!!
Chegando do outro lado você estará na Vila Nova de Gaia, que tem como a principal destino dos turistas as caves do famoso vinho do porto. São muitas caves e a maioria oferece visitas guiadas com ou sem degustação de vinho no final. Umas das mais famosas são a Sandeman e Cálem e foi a primeira que visitei.
Você pode escolher qual visita fazer, uma mais simples, de 30 minutos, e outras mais rebuscadas e com várias degustações. Honestamente, não sou fã de vinho do porto e achei uma visita sem nada demais. Não faria de novo e aconselho que você faça apenas se realmente te interessar. Independente da sua visita, a ida até Gaia vale por 2 motivos: primeiro, pela vista linda da Ribeira, segundo pelo charme que tem. Avista-se os bondinhos no céu (não fiz o passeio e não sei se vale taaanto a pena assim), e tem o mercadinho Beira Rio que é ótimo pra almoçar! Inclusive, tem opções vegetarianas 🙂
Saindo de Gaia, volte para Ribeira, caminhe até o Palácio da Bolsa e ache por ali o elétrico. Passeio imperdível até o Jardim do Passeio Alegre, última parada. Desça e caminhe pela orla, na Foz Douro você verá o encontro do Rio Douro com o mar lindíssimo.
Faça uma parada na Praia da Luz. O bar/restaurante tem um preço super acessível e uma localização privilegiada. Assista ao sol se pondo, espetáculo da natureza, tomando um belo vinho português! Para voltar, vá até a rua paralela à praia e pegue o ônibus 500 que passa a todo instante. Ele tem 2 andares, wifi e te deixa novamente em Porto em questão de 20 minutinhos.
O que não fiz no Porto mas pode incluir no seu roteiro:
- Jardins da Fundação de Serralves
- Museu de Arte Contemporânea
- Casa da Música
- Mercado do Bom Sucesso
- Parque da Cidade do Porto
- Museu do Vinho do Porto
- Casa-Museu Fernando de Castro
- Casa-Museu Guerra Junqueiro
- Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio
- Casa-Oficina António Carneiro
- Casa do Infante
Informações Complementares
As tomadas no Porto têm voltagem de 220V e seguem o padrão europeu, com duas entradas redondas. Se precisar, o adaptador pode ser comprado antes da viagem em um supermercado ou em uma loja de acessórios para casa.
A maioria das lojas de Porto abrem de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00 e das 15:00 às 19:00 horas.
Veja ainda:
RESTAURANTES EM PORTO PARA TODOS OS GOSTOS!
ONDE COMER EM PORTO EM LUGARES MAIS NATUREBAS E NÃO MENOS GOSTOSOS!
PALÁCIO FENIZIA, O MELHOR LUGAR PARA SE HOSPEDAR EM PORTO – PORTUGAL
- Lençóis Maranhenses, um paraíso no Brasil! - 10 de julho de 2018
- Bate volta em Zaanse Schans, ao lado de Amsterdam - 30 de maio de 2018
- Volendam, a charmosa vila de pescadores ao lado de Amsterdam - 28 de maio de 2018