A Índia é um destino onde é possível encontrar animais exóticos e exuberante vida selvagem. Além de seu animal símbolo, o tigre-bengala, o país abriga variadas espécies como elefantes, javalis, aves raras e os rinocerontes. Estes últimos, inclusive, são a razão de existir um parque nacional no estado de Assam.
O Parque Nacional Kaziranga, situado no noroeste da Índia, é um santuário de vida selvagem. Com uma área de 430 quilômetros quadrados, é morada dos rinocerontes-de-sumatra, que estão ameaçados de extinção. Por isso, o local conta com um forte sistema de segurança contra caçadores – são mais de 800 guarda-parques.
Apesar disso, o lugar está de portas abertas aos visitantes e é a oportunidade perfeita para quem está de passagem pelo país se deparar com o que há de mais belo pela fauna local. São tigres, búfalos, leopardos, pítons, lagartos-monitores, bisões, 479 espécies de pássaros e elefantes. Os gigantes, aliás, participam ativamente de uma das formas de visitação do parque.
Mas a forma mais tradicional – e recomendada – para um passeio por Kaziranga é a bordo dos mais de 150 jipes operados por guias-motoristas.
O parque funciona apenas de novembro a abril – por conta das cheias. Abre às 7h para receber os jipes, fecha para o almoço e na parte da tarde funciona até às 16h30. O acesso a Assam pode ser feito pelo aeroporto de sua capital, Guwahati.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ Raghu Ramaswamy