Na costa sul do Sri Lanka, circundado por extenso coqueiral, o Shangri-La’s Hambantota Resort & Spa, com 300 apartamentos de frente para o mar e uma área de 580 mil m², foi inaugurado esta semana, reunindo convidados da cidade de Colombo e da comunidade local, que vieram prestigiar a chegada de um novo padrão de hospedagem de luxo nesta região, considerada a pérola do Oceano Índico. É o primeiro resort com campo de golfe do país, o maior Kid’s Club da região e espaço para casamentos e celebrações.
Circundado pelas águas paradisíacas do Oceano Índico, o resort é um santuário de tranquilidade com uma rica e exuberante fauna, com destaque para pássaros exóticos e vida selvagem intacta, próximo a reservas ecológicas e parques nacionais. A ilha desfruta de herança cultural rica, sobretudo no que tange à exploração e conhecimento de templos históricos, bucólicos vilarejos de pescadores e praias preservadas.
Exibindo a essência da atmosfera tropical, o lobby ao ar livre é feito de materiais típicos e naturais da região, com abundância de peças de artesanato local. Na chegada, hóspedes se deparam com o azul turquesa das águas do mar e uma agradável brisa, antes de serem transportados aos seus apartamentos em charmosos tuk-tuk elétricos.
Começando em 48 m², os apartamentos exibem vistosas persianas e assoalhos em madeiras nobres, que levam a varandas com vista para os maravilhosos jardins da propriedade, onde passeiam pavões. Tapetes artesanais feitos à mão e painéis azuis complementam o estilo moderno e luxuoso dos apartamentos, que dispõem de espaçosos banheiros com chuveiro e banheira separados.
Cada uma de suas 21 suítes, medindo de 96 a 240 m², foram concebidas para proporcionar o máximo em privacidade, com serviço de mordomo. Cuidadosamente projetadas com ampla varanda e lounge com móveis em rattan, os interiores refletem a paz e a beleza da ilha através de cores vibrantes. Há internet gratuita em todos os quartos.
Os hóspedes também vão poder aproveitar o CHI, The Spa, que oferece terapias Ayurvedicas utilizando ervas 100% orgânicas e naturais, mediante consulta antecipada para gerenciamento das preferências do hóspede. As 12 cabines internas e externas constituem-se em verdadeiros paraísos para curar estresse e cansaço, com massagens e tratamentos faciais e corporais. O cair da tarde é um capítulo à parte, onde cada hóspede pode vivenciá-lo a partir de uma das três piscinas que se fundem com o mar e a paisagem do entorno.
Golfistas podem esperar desafios com o campo de 70 buracos do Shangri-La Golf and Country Club, todo projetado pelo craque Rodney Wright. Os jogadores irão se surpreender com áreas com vistas para o oceano, vegetação e pássaros, ao longo de quase 6 mil metros de grama . Dotado de atributos ecologicamente corretos, o campo usa bolas biodegradáveis e orgânicas e sistema de irrigação que reaproveita a água da chuva.
Com temperaturas agradáveis a maior parte do ano, experiências ao ar livre e trilhas naturais inspiradoras, o resort acena ainda com atividades recreativas como vôlei de praia, mountain bike e pista de jogging, além de Health Club, aulas de yoga e alongamento.
Hóspedes dos quatro aos 12 anos terão seu próprio playground na área destinada a eles, intitulada Cool Zone, dedicada a atividades de recreação e educacionais, supervisionadas por monitores. Trata-se do maior Kid’s Club de toda a ilha, e que entreterá os pequenos com atividades de arte e artesanato, trapézio, trampolim no parque aquático, entre outras. A localização permite também a observação de mamíferos marítimos da Costa Tangalle e a visita ao Santuário de Pássaros Kalametiya, Lagoa Rekawa e o santuário ecológico Mangrove.
O Kadamandiya Village, no entorno do resort, possibilita aos hóspedes conhecer a cultura e artesanato local que mantêm vivas as tradições do Sri Lanka. Cinco estúdios com artistas locais entre pintores, escultores, ceramistas e tapeceiros expõem suas obras, cuja venda ajuda a manter os artistas da região. À noite, o vilarejo é transformado em palco de dança e música, além de apresentações de Angampora, arte marcial indígena local, comidinhas e coquetéis típicos.
Dois restaurantes e dois bares permitem aos hóspedes uma aventura culinária sem que precisem deixar o resort. Bojunhala serve cozinha internacional e bufê de especialidades do Sri Lanka, Sera serve cozinha do Sudeste Asiático. Ulpatha é um oásis para quem adora whiskies finos e premiados, e Gimanhal prepara coquetéis exóticos e inusitados, em ambiente à luz de velas.
Seja um casamento na praia sob o luar, ou uma convenção de negócios, é possível realizar eventos de todos os tamanhos e formatos, graças ao imenso espaço multifuncional do resort dividido em generosos 2.500 m². É o maior complexo de banquetes e eventos da região, com pavilhão a céu aberto e salão de festas que acomoda até mil convidados, além de três salões adicionais, cada um deles com cerca de 90 m² para até cem pessoas.
Uma generosa oferta de pacotes, um deles all-inclusive, para duas pessoas, marcam a abertura do resort que acena com a tarifa de US$ 247,00 por noite, válida até 22 de dezembro de 2016, para ocupação individual ou dupla, com café da manhã.
O resort é o primeiro de dois estabelecimentos Shangri-La em Sri Lanka, sendo o segundo, Shangri-La Hotel, Colombo, previsto para abrir em 2017. O grupo, baseado em Hong Kong, opera dois outros resorts no Oceano Índico: Shangri-La’s Le Touessrok Resort & Spa, nas Ilhas Maurício, e Shangri-La’s Villingili Resort & Spa, nas Maldivas. Shangri-La Hotels and Resorts gerencia 98 hotels, todos estabelecimentos de luxo e cinco estrelas, oferecendo serviços e facilidades ultra premium.
Mais informações em: shangri-la.com/hambantota/shangrila
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação