Ícone do site Qual Viagem

Conheça o maior castelo do mundo: o Castelo de Praga

Prague Castle, Charles Bridge and the Little Quarter at night, Prague, Czech Republic.

De vários pontos da capital da República Tcheca é possível avistar essa monumental construção histórica, erguida no topo de uma colina na margem esquerda do Rio Moldava. O Castelo de Praga é na verdade um conjunto de edifícios, entre o palácio, igrejas, pátios, casas e mais – quase um bairro inteiro. Ocupa uma área 70 mil m², o que equivale a sete campos de futebol.

Foto por iStock / Czgur

Além da beleza arquitetônica e das dimensões, o que impressiona é a história do castelo, que já é milenar – data do ano 880. Ali viveram grandes reis e imperadores da Boêmia e, hoje, abriga a residência presidencial. As torres que dominam o panorama do castelo não são do palácio, mas sim da Catedral de São Vito. De arquitetura gótica, é a principal do país e uma das mais bonitas da Europa.

Foto por iStock / Kisa_Markiza

Por dentro, a catedral é ainda mais incrível com os vitrais coloridos, os arcos, as colunas e o pé-direito altíssimo. Ali estão as sepulturas de figuras históricas como São Wenceslau, São João Nepomuceno e do imperador Carlos IV. Na praça atrás da catedral fica a Basílica e o Mosteiro de São Jorge. Entre os muros, as ruas e os pátios do Castelo de Praga há uma infinidade de janelas em paredões palacianos barrocos. Não deixe de conferir os enormes salões dentro do palácio e a troca da guarda no portão de entrada.

Foto por iStock / ppart

Há uma série de antigas e pequenas residências coloridas na parte de trás do castelo, na estreita Zlatá ulička (ou “rua do ouro”). Diz a lenda que ali moravam alquimistas que trabalhavam para o imperador. A casa de número 22 foi habitada pelo famoso escritor Franz Kafka. O Castelo de Praga é rodeado por lindos jardins. Menos movimentados, são ótimos para um passeio tranquilo e oferecem belas vistas para a cidade e o rio.

Mais informações em: czechtourism.com

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / KavalenkavaVolha

Comentários

Sair da versão mobile