Harbin é uma cidade no nordeste da China que fica a 400 km da Rússia siberiana e a 1.000 km de Pequim. Seu nome pode ainda não parecer muito familiar aos ouvidos brasileiros, mas a cidade já se tornou um dos principais destinos turísticos da China, graças ao famoso Festival Internacional de Gelo e Neve de Harbin, que acontece anualmente.
Sempre no começo do ano, período marcado por um inverno rigoroso em grande parte do país, a cidade ganha cores e formatos incríveis durante esse que é o maior festival de esculturas de gelo do mundo. Em 2017, o evento vai acontecer entre os dias 05 de janeiro e 25 de fevereiro.
Tudo no festival é grandioso. É construída uma verdadeira cidade de gelo e neve – isso inclui prédios enormes onde é possível entrar, como castelos e palácios, feitos totalmente de blocos de gelo, figuras esculpidas na neve e tobogãs de gelo para crianças e adultos se divertirem. De dia, a cidade fica toda branca com tanta neve. Já à noite, o visual é ainda mais bonito, pois as esculturas se iluminam com luzes coloridas.
As obras de arte geladas são o trabalho de artistas de várias partes do mundo. Vale a pena enfrentar o frio para ver de perto essas maravilhas – a temperatura em Harbin durante o inverno pode chegar a -35°C.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / JRpixels