Diferentemente do Caviar, que muita gente nunca viu e nem comeu, mas já ouviu falar, o Chajá pode ser um tanto quanto desconhecido para nós, brasileiros. Especialmente para aqueles que nunca visitaram o Uruguai, país de onde o doce se origina e consegue ser tão famoso quanto o samba acima. Mas afinal, no que consiste essa tradicional sobremesa, que atende pelo nome de chajá?
O Chef Pasteleiro do Enjoy Punta del Este, Horácio Rodríguez, responde. “O Chajá é um doce muito popular aqui no Uruguai. É uma espécie de bolo coberto com merengue, creme e pêssegos, muitos pêssegos, aliás. Todo mundo simplesmente adora. É uma das sobremesas mais aguardadas do dia ou da noite por aqui, e geralmente costumamos servi-la durante festivais temáticos, quando trazemos comidas típicas locais”, explica o Chef.
Segundo relatos históricos, o Chajá foi criado em abril de 1927, por Orlando Castelhana, proprietário da confeitaria Las Famílias, situada na cidade fronteiriça de Paysandú, no norte do país, ao lado de Colón, na Argentina.
Já o nome Chajá, concedido pelo seu criador, vem de uma ave homônima, típica da América do Sul e muito comum em Paysandú. Ao observá-la, Castelhana encontrou algumas semelhanças entre a plumagem do pássaro e a sua sobremesa e optou por adotá-lo neste doce delicioso, emblemático e típico uruguaio.
A receita original, como não deveria deixar de ser, é um segredo de família guardado a sete chaves. Mas em quase 100 anos de história, é possível provar e se deliciar em todo o Uruguai com releituras fiéis à criação de Castelhana e, claro, encontrar também variações com ingredientes diferentes.
Com as fronteiras entre Brasil e Uruguai ainda se encontram fechadas para o turismo por conta da pandemia, quem se interessar pelo doce, pode seguir a receita do Chef Horácio, do Enjoy Punta del Este:
Confira:
Ingredientes:
– 6 ovos
– 180 gramas de açúcar
– 180 g de farinha de trigo
– 1 lata de pêssegos em calda
– 500 g de doce de leite de confeiteiro
– 500 g de merengue
– 1 lata de creme de leite
– 1 colher de sopa de essência de baunilha
Modo de preparo:
A primeira etapa da receita requer o preparo do bolo (pão de ló);
– Bata primeiro os ovos com o açúcar até chegar à ponta da letra.
– Em seguida, incorpore a farinha com movimentos envolventes e a baunilha
– Após o preparo da massa, leve ao forno em uma assadeira untada por cerca de 30 minutos em 180ºC;
– Depois de esfriar, corte o bolo em três camadas. Reserve;
A segunda etapa consiste no preparo do merengue e na montagem das camadas;
– Em um recipiente extra, adicione creme de leite, essência de baunilha e 100 g de açúcar. Bata até obter um merengue;
– Coe os pêssegos e reserve a calda. Com a calda, molhe a primeira camada do bolo e, por cima, coloque o doce de leite do confeiteiro;
– Quebre o merengue e coloque sobre o doce;
– Em seguida, na segunda camada, umedeça com a calda de pêssego;
– Despeje um pouco do creme de chantilly e coloque os pêssegos fatiados por cima (reserve um pouco para a decoração);
– Coloque a terceira e última camada de pão de ló na sobremesa. Repita o mesmo procedimento e coloque o creme restante, espalhando por todo o lado;
– Adicione mais merengue e cubra o bolo em toda a sua superfície;
– Deixe refrigerar por pelo menos 3 horas;
– Aprecie;
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto por: IStock/ yulia-bogdanova