Em uma ponta bem no leste da Dinamarca, separada da Suécia por um estreito de menos de quatro quilômetros de extensão, fica o Castelo de Kronborg, na cidade de Helsingør. Além de ser uma construção impressionante de bela arquitetura, o castelo é famoso sob o nome de Elsinore, retratado na famosa peça de Shakespeare, “Hamlet”.
Com um estilo da Renascença, Kronborg como pode ser visto hoje e suas muralhas começaram a ser construídos em 1574 e foram de grande importância entre os séculos XVI e XVIII. O castelo protegia o estreito de Sound, saída do Mar Báltico para o Mar do Norte. Para poderem atravessar esse trecho, todos os navios tinham que pagar uma quantia para o castelo e a Dinamarca. Por isso, Kronborg tornou-se símbolo do poder do país naquela época.
O castelo é formado por quatro alas perpendiculares umas às outras, que cercam um pátio central. De um lado, Kronborg é protegido pelo mar e, do outro, por canais artificiais que, vistos de cima, formam um belo desenho. O castelo é tão luxuoso por dentro quanto por fora, com suas altas torres e uma imponência que permanece até os dias atuais.
Além das intricadas decorações, Kronborg ostenta cômodos como o salão de banquetes (o maior do tipo no Norte da Europa) e a Capela, que preserva todos seus detalhes originais. Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, o castelo fica a apenas uma hora ao norte de Copenhague. O local oferece tours guiados.
Mais informações em: visitdenmark.com.br
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / NMelander