Pode até parecer estranho, mas há uma cidade russa com cara de Alemanha. Além disso, fica fora da própria Rússia. Estamos falando de Kaliningrado. Acontecimentos históricos explicam todos esses fatos: a região homônima, que tem Kaliningrado como a capital, pertenceu à Alemanha até o final da 2ª Guerra Mundial, quando foi anexada pela União Soviética.
Esse território do qual Kaliningrado faz parte fica situado entre a Polônia e a Lituânia, sem fazer divisa com o restante da Rússia. A cidade recentemente chamou a atenção de muitos turistas, ao ser escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo deste ano.
Seu principal monumento e atração é a Catedral de Königsberg, que data do século XIV. Königsberg, inclusive, era o nome da cidade quando fazia parte da Alemanha e, antes disso, da Prússia. Vale também conhecer o Portão de Bradenburgo, o Portão do Rei, a Praça da Vitória e o Forte de Friedrichsburg.
Nessas construções mais antigas, é possível notar as influências alemãs na cidade – algo que também acontece na culinária local. Na cidade, ainda na época de Königsberg, nasceu o famoso filósofo Immanuel Kant. Por isso, foram preservadas ali diversas homenagens a ele, como um museu e um monumento.
Banhada pelas águas do Mar Báltico, Kaliningrado também tem como atrações turísticas as praias da região. Fora da cidade, é possível visitar simpáticas aldeias à beira-mar, como Zelenogradsk e Svetlogorsk – ambos destinos de veraneio. Outro destaque é o Istmo da Curlândia, um extenso braço de areia considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Belikart