Na cidade austríaca de Innsbruck, é possível desfrutar tanto do clima urbano quanto de montanha. Por lá, seu centro histórico – e medieval – fica a menos de meia hora das montanhas de dois mil metros de altitude. E as paisagens são encantadoras por lá. A montanha Nordkette, por exemplo, oferece vista da cidade e do vale do rio Inn, além, é claro, de vista panorâmica dos Alpes.
As ruas de Innsbruck são uma mistura com ares medievais, palácios imperiais e edifícios high-tech, como a estação do teleférico que leva ao complexo de esqui de Hafelekar.
O Palácio Imperial de Hofburg, o Castelo Ambras, a Torre Ottoburg e a Basílica Wilten narram a vibrante história de Innsbruck, ligada a nomes como Philippine Welser ou Andreas Hofer. Mas, sem dúvida, o Imperador Maximiliano I foi a personalidade mais conhecida mundialmente, e deixou uma herança de joias culturais pela cidade, como o “Telhadinho de Ouro”, que foi colocado na Igreja da Corte, Hofkirche, juntamente com o seu mausoléu.
Com potencial para os esportes, a cidade oferece estrutura para esquiar, fazer snowboard, passeios de esqui, passear com raquetes de neve e patinar sobre o gelo no inverno. Já na temporada de verão, é possível praticar atividades como ciclismo, mountain bike, parapente e fazer trilhas em uma das inúmeras zonas destinadas a esta atividade, como o parque alpino Karwendel ou a trilha Zirbenweg, na região do Patscherkofel.
É nos arredores da cidade que está situado o parque alpino de Karwendel que, com seus 730 quilômetros quadrados de superfície, é a maior zona ambiental protegida da região e sem dúvida uma das paisagens mais impressionantes do país.
Um ambiente em estado virgem, com um toque hospitaleiro tão próprio da região: muitos caminhos levam a aconchegantes cabanas e refúgios na montanha e outros levam a florestas intocadas.
Estando em Innsbruck, não deixe de visitar a Torre da Cidade “Staditturm”, construída no século XV e que possui uma escadaria de 150 degraus que valem a subida; ao topo, a vista da cidade é única e imperdível.
Como chegar
É possível ir à Innsbruck de trem. A cidade está a menos de duas horas de Salzburg e Munique, e cerca de 4 horas de Viena. De avião, é possível chegar via Frankfurt, Viena, Berlim e Londres, entre outras capitais.
Onde ficar
BEST WESTERN PLUS Hotel Goldener Adler
Texto por: Eliria Buso
Foto por Istock/ digitman2006