Anualmente, a União Europeia escolhe uma ou duas cidades de seus países membros para atuar como a Capital Europeia. Após ser nomeada, a região é beneficiada com diversos eventos culturais e artísticos ao longo do ano, além de trazer atenção internacional ao destino e promove-lo como potência turística.
As próximas cidades que serão capitais europeias no ano de 2020 já foram anunciadas: Galway, na Irlanda e Rijeka, na Croácia. Separamos alguns de seus principais atrativos para você começar a preparar a mala e ir conhecer esses destinos incríveis. Confira:
Galway, Irlanda
Considerada a “cidade mais irlandesa”, Galway preserva e enaltece a essência e cultura do país. Comece seu passeio pela Praça Eyre, ponto principal da região que guarda memórias dos tempos medievais e até hoje serve de referência entre os moradores e visitantes.
Bem perto da praça está a Kirwan’s Lane, localizada no que hoje é conhecido como o Quartier Latin, local onde estão diversas relíquias da arquitetura dos séculos XVI e XVII. Hoje, a área conta com diversos restaurantes, cafés, bares e lojas de artesanato no estilo boêmio.
Entre os destinos culturais, não podem ficar de fora o Castelo de Lynch, onde atualmente funciona o banco AIB, e o Castelo de Menlo, uma pitoresca ruína de um palácio do século XVI.
Para quem deseja conhecer as Falésias de Moher, um dos cartões postais da Irlanda, uma das rotas mais rápidas é partir de Galway, que está a cerca de 1h40 de distância.
Rijeka, Croácia
Localizada ao longo do curso do rio Rjecina, Rijeka mescla paisagens naturais com monumentos históricos, visual típico das aldeias e vilas croatas.
O desenvolvimento da cidade deu-se em meados do século XX, quando Rijeka era um pequeno centro urbano e industrial que tomou numerosas iniciativas para se tornar uma metrópole e um centro universitário.
O Castelo de Trsat também faz parte da história da cidade. Essa fortaleza semi-arruinada do século XIII oferece vistas magníficas para o vale do rio Rječina e o Adriático. A estrutura atual foi construída pelo duque Frankopan de Krk, e hoje abriga uma galeria, que recebe exposições ocasionais. Durante o verão, o local vira palco para encenação de concertos, apresentações teatrais e desfiles de moda.
Korzo é a rua mais famosa de Rijeka. Ali estão os principais hotéis, restaurantes, lojas e bares da região, além de ser o point dos moradores da cidade. A partir de Korzo é possível ir conhecer alguns dos edifícios históricos, como a Torre da Cidade, construída na Idade Média e que ainda possui seu relógio original, e a Catedral de São Vitus, dedicada ao santo padroeiro e protetor de Rijeka.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por Lsantek