No mês de abril, acontece a Feria de Abril em Sevilha, uma das festas mais populares da Espanha e a mais celebrada de toda a Andaluzia. Suas origens datam de meados do século XIX e costuma acontecer duas semanas depois da Páscoa, no tradicional bairro de Los Remedios. Este ano, a festa acontecerá entre os dias 12 e 17 de abril.
A feira é uma celebração da cultura e tradições locais. Em ruas com nomes de famosos toureiros, são construídas centenas de cabanas com decorações coloridas, as chamadas casetas. Muitas são privadas, porém algumas são abertas ao público. À noite, as ruas são iluminadas por pequenas lâmpadas.
Nas noites de segunda e terça, é costume comer peixe frito e outros frutos do mar, como lulas. As casetas preparam uma grande diversidade de tapas, com ingredientes como o presunto ibérico, mariscos, queijos e mais. Há também outras comidas típicas da Andaluzia, como as “papas con chocos” e grão-de-bico com bacalhau. Bolinhos fritos chamados de buñuelos e churros, conhecidos como “calentitos”, são alguns dos doces servidos.
As pessoas se vestem com trajes típicos flamencos. As mulheres usam vestidos coloridos com babados, brincos grandes, leques e flores no cabelo. Os homens usam ternos semelhantes aos de toureiros e chapéus. Há também muita música flamenca, dança, fogos de artifício e passeios em carruagens puxadas por cavalos. Isso sem contar um parque de atrações anexo ao local dos festejos, chamado de Calle del Infierno.
Mais informações em: visitasevilla.es/es/Feria-de-Abril
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Shootdiem