Londres, com todas as usas características modernas e atuais, ressalta a diversidade multicultural. O distrito Camden Town é uma prova disso. Localizado na zona norte da cidade, este bairro é capaz de surpreender a qualquer um que o visita pela primeira vez. Se você quer realmente conhecer Londres e todas as suas particularidades, é imprescindível que visite Camden Town. Para os mais conservadores, poderá ser um choque cruzar com pessoas de cabelos coloridos ou com moicanos enormes – às vezes os dois juntos – e usando roupas diferentes. Mas, a verdade é que o lugar é para todos. No Mercado de Camden, uma rua repleta de lojas que vendem uma infinidade de objetos diferenciados, é o principal ponto do distrito. Sem dúvida, esse é um dos melhores lugares da cidade para comprar lembranças autênticas e personalizadas.
Camden Town não atrai apenas anônimos descolados. Lá, muitos artistas já se sentiram em casa. Amy Winehouse, por exemplo, cresceu no bairro e, nele, teve inspiração várias de suas canções. O escritor Charles Dickens também morou no local e muitos de seus personagens também eram moradores desse bairro excêntrico. Isso faz com que as pessoas que visitam Camden respirem arte e música o tempo todo, seja nas compras em lojas de discos ou nas barracas da calçada que vendem camisetas estampadas com grandes nomes da música, nas bancadas de livros usados e antigos ou nos restaurantes ao ar livre, onde os assentos são similares à garupa de motos. Após vivenciar todas essas experiências, talvez você tenha percebido o quanto Londres é diferente e igual para todos ao mesmo tempo.
Chá das Cinco
Há mais de 150 anos, o chá das cinco, ou chá da tarde, é um costume entre os britânicos. Acredita-se que Anna Maria Russell, a sétima Duquesa de Bedford, foi quem deu início a tradição. Aderida, inicialmente, por duques e duquesas, esta refeição fica entre o almoço e o jantar e é composta por pães e doces delicadamente decorados. Hoje, o chá da tarde está longe de ser uma prática apenas da alta sociedade. Nos últimos anos, esse costume tem crescido consideravelmente entre a população do Reino Unido e se tornado cada vez mais charmoso.
Em Londres, nada é simples. Com o chá das cinco, uma tradição secular, não poderia ser diferente. Os hotéis mais conhecidos da cidade preparam todo o ambiente com decorações encantadoras e o cardápio é uma verdadeira obra de arte. Não basta servir apenas um cupcake com cobertura, ele precisa estar cuidadosamente decorado. Os chefs desses restaurantes podem – e devem – abusar da criatividade. No restaurante do Hotel Berkeley, o chá da tarde, chamado de Prêt-À-Portea, tem no cardápio bolinhos e doces em forma de bolsas, chapéus, sapatos e até mesmo manequins. Os apaixonados por moda se encantam. Já no Claridge’s, a deliciosa herança gastronômica mantém o tradicional cardápio com alimentos produzidos a partir de ingredientes orgânicos e os chás incluem folhas muito apreciadas, como “White Silver Tip” das montanhas chinesas Fujian.
Texto por: Andressa Volpini
Foto destaque: Commons Wikipedia