Localizada a poucos quilômetros da capital paulista (65km), Jundiaí é uma das principais economias do estado e do Brasil, conhecida principalmente pela produção de uva niagara e pelas políticas públicas voltadas especialmente para a primeira infância – por isso, é chamada de “Cidade das Crianças”.
Com uma população de 443 mil pessoas e uma área territorial de 431 mil km2, a cidade tem outros encantos e atrativos que também levam milhares de turistas de municípios próximos a visitá-la, como o parque Mundo das Crianças ou espaços culturais como o Museu Ferroviário.
Mas há também alguns passeios interessantes para quem quer conhecer o que as propriedades rurais oferecem para além da uva, restaurantes com receitas e pratos tradicionais jundiaienses e passeios ao ar livre para curtir a cidade sem gastar praticamente nada ou muito pouco.
“A partir do planejamento de uma série de ações para fortalecer a imagem de Jundiaí como um destino turístico atraente e diversificado, o turismo na cidade vem crescendo significativamente nos últimos anos”, afirma Marcela Moro, Diretora do Departamento de Fomento ao Turismo da prefeitura de Jundiaí.
Abaixo, confira algumas dicas do que fazer na cidade:
Trilha monitorada na Serra do Japi – considerada uma unidade de conservação de proteção integral, as atividades por essa Reserva Biológica são permitidas apenas para pesquisas e educação ambiental.
Parque da Cidade – inaugurado em 2004, foi construído para evitar a ocupação irregular no entorno da represa que abastece o município de Jundiaí. Além de contar com atrações para toda a família, surpreende por suas belezas naturais.
Jardins Temáticos do Jardim Botânico – com plantas que abrangem espécies nativas da flora brasileira e espécies exóticas, seu acervo está divido em coleções como “Plantas da Amazônia”, “Plantas Aromáticas e Medicinais”, “Plantas Ornamentais” e “Plantas da África”.
Jardim do Solar do Barão – além de conferir as exposições em cartaz no Museu que leva o mesmo nome, o público também pode aproveitar para visitar os jardins adjacentes ao prédio. Com plantas das mais variadas espécies e portes, há um jardim japonês com lago de carpas, bancos e pergolados.
Mirante da Bela Vista – é de lá que os turistas vão conseguir ter a melhor vista da cidade. O espaço ainda oferece um ótimo espaço de convivência, com academia ao ar livre, playground, pista de skate e de caminhada.
Tour do Vinho na Vinícola Castanho – a propriedade iniciou suas atividades em 1968 produzindo cachaças e vinhos. Com uma produção pequena e comercialização somente no local, visa o turismo e o bom atendimento.
Vinho do Papa da Adega Maziero – fundada há mais de 60 anos, a Adega Maziero foi escolhida para produzir o vinho que o Papa Bento XVI celebrou a missa em sua vinda ao Brasil em 2007. E quando o Papa Francisco visitou o Brasil, em 2013, a adega também forneceu o vinho que foi servido no almoço.
Museu do Vinho da Villa Brunholi – além da Fábrica de Vinhos, da Adega e do Restaurante, na Villa Brunholi há também o Museu do Vinho. Aos finais de semana, o complexo recebe por volta de duas mil pessoas.
Degustação de vinhos da Casa de Pizzo – fundada em 1968, a propriedade tem um pomar com grande variedade de frutas, ervas aromáticas e medicinais, bosque e animais de criação. Além da degustação orientada de vinhos, oferece sucos, licores, doces e geleias.
Coxinha de queijo – considerado patrimônio imaterial da cidade de Jundiaí, o quitute pode ser saboreado em diversos endereços. Em 2022, o festival promovido para eleger a melhor coxinha de queijo da cidade foi vencido pelo Lambuza Bistrô.
Lasanha gratinada na telha – ao explorar as rotas de turismo rural de Jundiaí, na hora que a fome bater, entre as muitas opções que a região oferece, um dos pratos mais conhecidos é a lasanha gratinada na telha do Restaurante Fontebasso.
Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa
Foto destaque por: Divulgação Prefeitura de Jundiaí