Ícone do site Qual Viagem

Conheça Candaru: um tesouro em plena Chapada dos Veadeiros

candaru prefiro viajar

Fala viajantes! Hoje eu vim contar para vocês tudo sobre a minha viagem para Chapada dos Veadeiros no feriado de Tiradentes de 2017. Foram 3 dias super intensos e de muito aprendizado.

A Chapada dos Veadeiros tem basicamente três centros turísticos: a vila de São Jorge, Alto Paraíso e Cavalcante. Hoje eu vou mostrar para vocês um paraíso que eu descobri lá em Cavalcante, vamos desvendar as belezas de Candaru.

Muitos viajantes vão até Cavalcante para visitar a famosa Santa Bárbara e a cachoeira da Capivara, mas por falta de conhecimento acaba não indo conhecer Candaru. Então fica a dica: na hora de contratar o seu guia para visitar Santa Bárbara, peça para ele te levar até Candaru.

Sobre Candaru

Candaru é uma cachoeira pouco conhecida em Cavalvante e na Chapada dos Veadeiros. Com seus impressionantes 70 metros de altura e suas duas piscinas naturais, ela impressiona a todos por sua exuberância.

A entrada da cachoeira é gratuita e você deverá pagar apenas um valor a mais para o seu guia. Não aconselho que você faça essa trilha por conta própria, pois ela é dentro da mata e tem trechos sem sinalização.

Como contratar um guia

Contratar um guia para te ajudar a explorar as cachoeiras está longe de ser uma tarefa difícil. Você tem duas opções: você pode contratar um guia no Centro de Atendimento (CAT) de Cavalcante ou no CAT de Engenho II. Nos dois você encontrará vários guias que estão à disposição diariamente dos turistas.

Os valores variam de acordo com o seu guia. Para fazer apenas Santa Bárbara, você pagará R$ 70 por grupo. Acrescentando Capivara e Candaru, esse valor poderá chegar até R$ 140, tudo depende da sua negociação.

Como chegar

De carro, Candaru fica há 3 km do Engenho II. A estrada estava bem tranquila, com partes um pouco cheias de buraco, mas dava para passar tranquilamente. Depois de estacionar, você deverá fazer  uma trilha de 2,5 km com dificuldade média/difícil.

Trilha para Candaru

A trilha é bem íngreme e você vai perder aquelas gordurinhas! Então trate de levar bastante água e repelente. Eu levei cerca de 40 minutos para ir e mais 40 minutos para voltar, mas quero ressaltar que foi um dos lugares que eu mais gostei de visitar na Chapada dos Veadeiros. Valeu muito a pena.

Quer saber mais dicas sobre a Chapada dos Veadeiros? Leia o meu Guia completo da Chapada dos Veadeiros e veja as fotos da minha viagem no Instagram. Se ficar com alguma dúvida, é só deixar aqui embaixo nos comentários que eu respondo, viu? Até o próximo artigo!

Texto e fotos por: Amanda Antunes, do blog Prefiro Viajar.

Comentários

Sair da versão mobile