Um destino que a cada ano vem ganhando novos hotéis e resorts e concorridos restaurantes é o município de Cabo de Santo Agostinho no litoral sul de Pernambuco, que fica a menos de 60 quilômetros do Recife.
Além das praias, tem ruínas que remetem à época em que seus penhascos serviam de referência geográfica para navegadores europeus.
Nas imediações da PE-028, que leva as praias, fica um exemplo delas: o antigo pátio do Convento Carmelita. A Vila de Nazaré, localizada no porto mais alto de Cabo do Santo Agostinho, tem como principal atrativo a Igreja de Nazaré construída pelos portugueses no século 16.
O banho de Argila, o passeio pela Pedra do Xaréu e Enseada dos Corais pode ser feitos através do aluguel de bugue. Não deixe de visitar as praias do Itapuama, do Paiva, de Gaibu e a de Calhetas que tem em sua baía o formato de um coração.
No Engenho Massangana um pouco da história preservada do abolicionista Joaquim Nabuco. O local é bem interessante, pois guarda na área externa um cemitério de escravos e o túmulo de Ana Rosa Falcão de Carvalho, madrinha de Nabuco.
Onde ficar
Vila Galé Eco Resort do Cabo www.vilagale.com.br – Mínimo de três diárias e ideal para famílias.
Arrecife dos Corais www.arreficedoscorais.com.br– boa estrutura nos 24 apartamentos indicado para casais.
Mais informações de como ir e onde comer – www.cabo.pe.gov.br
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destacada: Foto Ed Peixes Embratur